banho alternado para pés
Crédito: Freepik

Banho alternado nos pés: vantagens e como fazer em casa

Nada melhor do que um momento de spa caseiro para relaxar depois de um dia cansativo

Publicidade

A água é importante para a saúde de todas as formas possíveis. Além da necessidade de beber muita água para manter o corpo hidratado e todos os sistemas funcionando, ela também é uma fonte de terapias para relaxamento e manutenção do bem-estar.

A prova disso é o poder de um banho frio ao acordar, para despertar o corpo, e de um banho quente antes de ir dormir, para estimular o sono. Mas, o que você vai conhecer agora são as vantagens do banho alternado nos pés e como fazer em casa.

O que é o banho alternado nos pés?

O banho alternado nos pés tem esse nome porque trata-se de banhar os pés em água quente e em água fria, de forma alternada, para estimular a contração e a dilatação dos vasos sanguíneos.

Para que serve?

Esse banho alternado serve para ajudar a tratar das varizes, reduzir o cansaço de um longo dia, melhorar a circulação das pernas, as dores nas pernas e pés, aliviar dor de cabeça, insônia, sintomas de depressão e resfriados. Tudo isso é feito pela ação térmica da água fria e da água quente em contato com os pés, estimulando os vasos sanguíneos, em um momento relaxante e tranquilo.

Publicidade

Contraindicações

Nem todo mundo pode fazer esse banho alternado. Se tiver algum problema, como varizes, é bom falar com o médico primeiro. Além disso, essa terapia não é recomendada para pessoas com trombose, idosos, hipertensos e com outros problemas de circulação ou de pele. Essa dica não substitui a consulta ao médico. É apenas uma forma de ajudar o corpo a relaxar e promover o bem-estar.

Como fazer

  1. Na hora de fazer o banho alternado nos pés é bom escolher um momento em que poderá ficar só, com tranquilidade, sem interrupções. Escolha uma roupa leve, um ambiente da casa que seja agradável, uma poltrona bem confortável, com as janelas fechadas e uma luz baixa.
  2. Separe duas bacias que caibam os dois pés juntos, sem dobrá-los, e que possa encher de água até os tornozelos. Em uma bacia coloque água quente e na outra coloque água fria. As temperaturas devem ser suportáveis para não queimar a pele e não precisar ficar tirando o pé.
  3. Separe também uma outra bacia para colocar gelo e ir repondo na água fria, e uma garrafa térmica para ir repondo a água quente. Deixe tudo perto da poltrona para não ter que levantar. Tenha junto uma toalha para secar os pés no final. Se puder, aromatize o ambiente com um cheirinho do seu agrado.
  4. Comece fazendo a imersão dos pés descalços na água quente, e deixe por 4 minutos.
  5. Em seguida, transfira-os para a água fria, e deixe por 1 minuto.
  6. Volte para a água quente mais 4 minutos, e depois para a água fria mais 1 minuto. Essa troca deve se repetir pelo menos 4 vezes, fechando uns 20 minutos. Finalize na água fria, seque os pés e deixe-os se aquecerem de novo, seja com coberta ou meias. Relaxe por alguns minutos.

Veja também: 10 posturas de relaxamento para tratar a insônia

PODE GOSTAR TAMBÉM