Os perigos no banheiro estão relacionados à proliferação de fungos e bactérias oriundos da umidade e dos coliformes fecais, além do risco de contrair uma doença transmissível com a qual alguma pessoa da casa ou visita esteja infectada. Veja como cuidar e como usar o seu banheiro de modo a prevenir problemas de saúde.
1. Usar toalhas de tecido para secar as mãos e o rosto
Para secar as mãos e o rosto é mais higiênico ter toalhas de papel. Claro, podem dar mais despesa do que as toalhas de tecido, mas não vão ficar acumulando umidade nem fluidos da boca e nariz de uma pessoa doente. Se preferir as toalhas de tecido, troque-as todos os dias.
2. Deixar a janela sempre fechada
O banheiro e o lavabo (banheiro sem chuveiro) precisam ter uma janela sempre aberta para arejar, mantendo o ambiente seco e fresco, livre de fungos e bactérias. Essa dica é mais importante para o banheiro, por causa da umidade do chuveiro, do que para o lavabo.
3. Tomar banho descalço
A menos que o piso da sua área de banho seja limpo e desinfetado toda semana, o ideal é usar chinelos de borracha para tomar banho. Quando for tomar banho fora de casa, leve sempre o seus chinelos, pois o piso do chuveiro acumula fungos e bactérias, além de poder acumular larvas de mosquitos.
4. Dar descarga com a tampa levantada
Esse é um erro grave, mas que muita gente comete. Quando você dá a descarga com a tampa do vaso levantada, não consegue enxergar a olho nu, mas milhares de coliformes fecais se espalham pelo vaso, paredes, piso e o que mais estiver por perto no raio de pelo menos um metro.
5. Deixar brinquedos de borracha na área de banho
Essa é para quem tem crianças pequenas que tomam banho com brinquedos de borracha. Toda vez depois do banho é muito importante retirar todos os brinquedos da água, sacudi-los bem e colocá-los para secar. Se não fizer isso, irão se acumular fungos dentro do brinquedo, podendo causar uma grave infecção na criança.
Veja também: menino quase fica cego por brincar com brinquedos mofados
6. Deixar as escovas de dentes sobre a pia
As escovas de dentes só podem ficar sobre a pia quando estiverem bem longe do vaso sanitário. Do contrário, mesmo se você der a descarga com a tampa abaixada, podem cair coliformes fecais sobre as escovas. O ideal é sacudi-las bem depois de usar, depois deixá-las dentro de um armarinho, de preferência sem aquelas capinhas protetoras porque elas abafam a umidade e podem gerar fungos.
7. Dar a descarga depois de lavar as mãos
Ao usar o banheiro, a última coisa que você deve fazer é lavar as mãos. Se fizer isso antes de dar a descarga, vai ficar com bactérias nas mãos, pois mesmo tomando cuidado, sempre há bactérias pelo vaso sanitário.
8. Usar sabonete em barra
Pelo mesmo motivo da toalha de rosto feita de tecido, o sabonete em barra deve ser evitado. Prefira ter sabonete líquido no seu banheiro, pois assim ninguém tem contato com possíveis germes das mãos e rosto de outra pessoa.
9. Deixar lodo acumulado nos rejuntes
Com o tempo e a umidade, vão se formando colônias de fungos principalmente na parte interna do box. Essas colônias formam manchas escuras, chamadas de lodo, e podem ser uma fonte de contaminação e desenvolvimento de doenças respiratórias.