Viajar é uma delícia, principalmente se está indo de avião, pois provavelmente o destino é algum lugar distante e bonito. O problema é que em toda ida ao aeroporto existe a parte chata que é a passagem pela segurança. Nela, sua bagagem de mão passa por uma esteira, onde há bandejas para separar os pertences dos passageiros e não deixá-los soltos. Saiba que um estudo revelou que as bandejas de segurança de aeroportos estão cheias de vírus.
O perigo das bandejas de segurança de aeroportos
O estudo é de autoria da pesquisadora Niina Ikonen, uma especialista em virologia do Instituto Nacional Finlandês para Saúde e Bem-Estar. Nele foram coletadas amostras das bandejas de segurança do aeroporto de Helsinki-Vantaa, na Finlândia.
As amostras foram coletadas durante o inverno de 2016, período em que os vírus respiratórios são mais comuns. As bandejas de plástico mostraram evidências de vírus respiratórios em pelo menos 10% das superfícies usadas nos postos de segurança do aeroporto.
Porém não é só nas bandejas em que os vírus foram encontrados. Nos corrimãos, balcões de lojas e de verificação de passaporte, área de recreação para crianças e no ar também foram encontradas evidências dos vírus.
Curiosamente, nos banheiros do aeroporto não foi encontrado nenhuma evidência de vírus respiratórios nas superfícies. Isso mostra que as campanhas de conscientização para que as pessoas lavem as mãos têm surtido efeito, já que essa é uma maneira simples que se precaver.
Para Niina, a autora do estudo, as descobertas feitas são importantes para evitar e controlar a disseminação de vírus perigosos nos aeroportos, visto que neles circulam milhares de pessoas todos os dias, indo e vindo de todas as partes do mundo. Os resultados do estudo vão possibilitar que os aeroportos melhorem suas técnicas de contenção de doenças.
Dicas e cuidados a ter
Quando estiver no aeroporto, existem algumas coisas que você pode fazer para se prevenir de pegar algum desses vírus respiratórios que podem causar doenças.
A primeira delas é tirar somente o necessário da sua bolsa ou mala durante a passagem do raio-x. Para evitar dores de cabeça, deixe todos os produtos líquidos juntos em uma embalagem transparente, assim, evitará que cada produto entre em contato com as bandejas de segurança.
Depois de passar pela segurança do aeroporto, não se esqueça de lavar as mãos. Essa é a maneira mais simples e eficaz de se prevenir de doenças, pois assim você elimina os germes que pegou de superfícies contaminadas.