Você deve conhecer vários tipos de banana que são bem comuns no Brasil, como a ouro, prata, nanica e maçã. Mas, já tinha ouvido falar na banana azul? A menos que você seja um especialista na área ou já tenha viajado para o Havaí, Oceania ou outros países da América, é possível que nunca tenha visto essa banana de perto.
Blue Java: conheça a banana azul
A Blue Java, ou banana azul, é uma fruta que chama a atenção pela aparência. As bananas nascem em cacho, como qualquer outra variedade, mas possuem uma casca bem azul quando estão novas, e que vai ficando mais amarelo-pálido conforme as bananas amadurecem.
Além disso, a bananeira é bem alta, chegando a 6 metros de altura, e as frutas também podem ficar bem grandes, com cerca de 17 centímetros, apesar de ser mais comum encontrar fotos de bananas bem pequenas. Elas florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidas após 115 a 150 dias.
Embora tenha seus primeiros registros de plantio na Índia, a banana azul é bastante consumida no Havaí, em Fiji, nas Filipinas, no Equador e em outros lugares. Mas, segundo a Embrapa, não existem registros de pesquisa e cultivares da fruta no Brasil.
Benefícios da banana azul
Assim como outras bananas, essa variedade também é rica em potássio, aumenta a produção de serotonina, possui vitaminas e outros minerais, além de fibras que ajudam a dar saciedade e a regular o sistema intestinal.
Como consumir?
Essa banana pode ser consumida pura e crua, mas também pode ser cozida e transformada em massa. Se você já ouviu falar da biomassa de banana verde, saiba que é possível fazer uma massa ainda mais consistente com a banana azul.
No Equador é comum encontrar salgados fritos, tipo croquetes e coxinhas, feitos com massa dessa banana. Não vai farinha nem nada, apenas a polpa cozida, depois recheada com o que quiser, empanada e frita.
A banana azul possui uma textura mais cremosa, que lembra sorvete, e um sabor tipo creme de baunilha. Mas, deixa de ser tão docinha quando é usada em preparações salgadas.
É possível consumir essa banana mais nova, quando ainda está bem azul, ou depois de madura. A escolha é a gosto. Com ela, se pode fazer de tudo um pouco: salgados, bolos, mousses, tortas, sorvetes e o que mais a criatividade permitir.
No vídeo abaixo, que está em inglês, é possível ver como são os cachos dessa banana e como é a polpa dela, bem cremosa:
Veja também: Banana vermelha: uma variedade mais doce e macia