Já falamos aqui sobre doenças que cães e gatos podem transmitir para humanos. Mesmo cuidando bem do seu pet, ele pode transmitir doenças por parasitas, fungos, vírus e diferentes tipos de bactéria.
A doença que vamos abordar dessa vez é transmitida pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, presente na gengiva dos cachorros e gatos.
Pode até ser que seu pet já tenha transmitido essa bactéria a você, mas nem ele e nem você tiveram sintomas porque o sistema imunológico combateu. Mas, nem sempre é assim.
Veja também: Doença de Lyme é causada por mordida de carrapato
Sintomas de infecção pela bacteria Capnocytophaga canimorsu
Os sintomas costumam surgir em pessoas e animais que estão com o sistema imunológico enfraquecido, pois isso facilita o espalhamento da bactéria pelo organismo, através do sangue.
Quando surgem, acontecem de 3 a 5 dias após a infecção, e podem ser:
- Febre;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Dores musculares e nas articulações;
- Vermelhidão ou inchaço na região que foi lambida ou mordida;
- Aparecimento de bolhas ao redor da ferida ou do local da lambida;
- Dor de cabeça.
Como acontece a infecção?
Se o seu cão ou gato estiver com a bactéria no organismo, poderá transmiti-la a você por lambidas, arranhões ou mordidas. Basta o contato com a saliva, não precisa arranhar a ponto de sangrar sua pele.
Risco de complicações
Por mais que essa doença seja combatida pelo sistema imunológico que está bem forte, também pode apresentar graves complicações em pessoas com o organismo debilitado. E aqui incluem-se pessoas que fumam, dependentes de álcool e doentes crônicos.
Nesses casos, as complicações surgem quando os sintomas não são tratados de forma adequada, de modo a combater a bactéria com medicamentos.
Essas complicações podem ser doenças cardíacas, insuficiência renal e até gangrena, além de sepse, quando a bactéria se espalha demais pelo organismo todo.
Aproveite e veja: 6 tipos de virose em cachorro: veja os sintomas
Tratamento para bactéria Capnocytophaga canimorsu
Ao notar os sintomas é importante ir ao médico o quanto antes, e é bom levar o animal ao veterinário para fazer exames também. Vocês dois estão doentes e podem piorar, mesmo que ele não tenha sintomas agora.
O tratamento é feito com orientação do médico, usando principalmente antibióticos, como Penicilina, Ampicilina e Cefalosporinas de terceira geração, como Ceftazidima, Cefotaxima e Cefixima.
Veja também: Produtos de limpeza essenciais para quem tem cachorro