Menu

Bacteremia: veja como acontece e cuidados para evitar

Existem bactérias boas e ruins para a saúde

Crédito: Freepik

Publicidade

A bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. É o caso, por exemplo, de pessoas que se submetem a procedimentos invasivos, como cirurgias, e são infectadas de alguma forma durante o procedimento.

Se a bactéria usar a corrente sanguínea para se espalhar pelo organismo, o paciente irá desenvolver infecção generalizada, que pode ser fatal caso não seja tratada a tempo ou da forma adequada.

As 5 doenças mais graves causadas por bactérias

O que causa bacteremia?

Além do exemplo mencionado acima, a bacteremia pode ocorrer durante qualquer outro procedimento cirúrgico ou odontológico invasivo, quando bactérias do exterior têm acesso à corrente sanguínea.

Pode também acontecer por infecções urinárias não tratadas, que aumentam a proliferação de bactérias nocivas no organismo.

Publicidade

As pessoas que usam sondas ou cateteres precisam ter cuidado redobrado com a higiene dos locais onde estão, para evitar infecção.

E todas as pessoas devem cuidar na hora de usar seringas, agulhas e alicates, garantindo que estejam esterilizados. Do contrário, pode haver infecção e bacteremia.

Além desses casos específicos, bactérias do exterior podem entrar na corrente sanguínea por meio de qualquer ferimento que permita o contato do sangue com algum objeto infectado ou com bactérias que estão no próprio corpo, do lado de fora.

Sintomas de bacteremia

Nem sempre uma pessoa com bacteremia vai apresentar sintomas. Depende do quanto as bactérias já se espalharam pelo organismo. Quando o sistema imunológico detecta uma quantidade alarmante, aí surgem os sintomas, que podem ser:

Publicidade
  • Febre;
  • Alteração na frequência respiratória;
  • Calafrios;
  • Diminuição da pressão;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Alteração na concentração de glóbulos brancos, o que pode deixar a pessoa mais suscetível a doenças.

Bactérias poderão matar mais que câncer em 2050

O que fazer para tratar?

A pessoa que estiver apresentando sintomas deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro.

Serão feitos exames de diagnóstico, como hemograma e hemocultura, que identificam o problema e o tipo de agente invasor.

Depois, é feito um antibiograma para saber a quais antibióticos o microrganismo é sensível ou resistente, indicando, assim, o melhor medicamento para tratar a bacteremia.

Publicidade

O tratamento vai depender do tipo de bactéria que está afetando o organismo, a causa da infecção e o estado de saúde do paciente.

Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos, seguindo à risca todas as recomendações do médico para garantir que a bactéria seja eliminada ao invés de continuar se espalhando.

Tem como prevenir?

Nem sempre tem como prevenir, mas é possível tomar cuidado para evitar acidentes que possam causar bacteremia.

Publicidade

As pessoas em condições de risco, como aquelas que usam sonda, cateter ou têm feridas abertas, devem tomar todo o cuidado possível, mantendo o local limpo e desinfetado, sempre.

Esse cuidado também é muito importante para pessoas com sistema imunológico comprometido, e no caso de quem tem diabetes pela dificuldade de cicatrização.

Em casos de cirurgias invasivas, o paciente recebe tratamento preventivo com antibióticos para evitar que, caso tenha ocorrido alguma infecção durante o procedimento, as bactérias não se desenvolvam.

Publicidade

Veja também: Bactérias do bem são a novidade no tratamento do Alzheimer

Sair da versão mobile