Nos dias de hoje, existem mais de 200 espécies deste aloés. O mais utilizado é o aloe barbadensis (o comum aloe vera). Geralmente, o seu suco aparenta uma forma gelatinosa muito parecida com baba. Ele se reconhece por ser semelhante com um cacto verde, possuindo folhas carnudas e espinhos nas bordas. Já as suas flores podem ser amarelas ou vermelhas.
O aloe vera tem muitos benefícios para você e, além disso, o aloe vera tem 95% de água e é rico em vitaminas e minerais. Com estas características, ele pode ajudar com o câncer, cura danos na sua pele e é bom para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Esta planta é também tonificante e depurativa.
Por causa de suas propriedades benéficas, o aloe vera tem sido usado deste o início do mundo, por vários povos e personalidades. Curiosamente, era Cleópatra quem usava frequentemente esta planta, sabendo dos benefícios que sua pele podia ter.
Outro dado histórico interessante: Alexandre Magno foi aconselhado por Aristóteles a conquistar a ilha Socotorá, na costa leste africana, por causa de seus campos de aloés. Iam ser muito úteis para sarar as feridas dos soldados gregos. Os antigos egípcios chamavam a babosa de “planta da imortalidade”.
Na cosmética moderna, o aloe vera é usado com muita frequência em cremes, loções, solares, hidratantes, entre outros, sendo que é bastante benéfico para unhas e cabelos. É igualmente adequado a processos de cicatrização e a tratamentos anti-estrias.
- O aloe vera e a digestão: Esta planta tem propriedades laxativas, sendo boa para quem padece de dificuldades em evacuar. Com as suas características, ela estimula a eliminação de toxinas do organismo. Por outro lado, é apropriada para acabar com úlceras estomacais, a acidez do estômago, inflamações e gastrites. Basicamente, podemos concluir que a babosa proporciona um bom funcionamento do sistema digestivo.
- O aloe vera e a pele: Esta talvez seja a aplicação do aloe vera mais conhecida. Em termos gerais, ele pode ser usado em caso de queimadoras solares, refrescando e clareando a pele. Aconselha-se também o seu uso antes da exposição solar. Já em casos de acne, ele trata a borbulha, eliminando as bactérias e renovando a epiderme. Além disso, é um maravilhoso tratamento antirrugas, pois tem uma ação regeneradora da pele.
- O aloe vera e a tosse: Se aliar aloe vera ao mel, obtém um xarope caseiro muito útil para quando está com tosse. Ambos os produtos são muito úteis na melhoria da irritação dos tecidos.