A babosa é uma planta cheia de benefícios – entre os principais estão o anti-inflamatório e hidratante, ótimos para a pele e o cabelo. A plantinha caiu nas graças dos famosos e a nova moda é usar babosa para secar espinha.
Em entrevista à revista Glamour, a atriz Bruna Linzmeyer contou que tem o hábito de remover o gel de uma folha de babosa e aplicar no rosto. Segundo ela, é um ótimo tratamento para secar espinhas, já que acaba com a inflamação, além de deixar a pele macia e hidratada. Será que funciona para todo mundo?
Babosa é mesmo capaz de secar espinhas?
De fato, as propriedades da babosa para a pele são cientificamente comprovadas. O gel da planta é anti-inflamatório, calmante, cicatrizante e hidratante. No caso de secar as espinhas, ele atua reduzindo a inflamação, e isso faz a espinha secar.
Mas, atenção: usar babosa para espinhas funciona quando se tem um grau leve de acne. Pessoas com acne severa não devem usar a planta como remédio, pois existe o risco do efeito rebote, podendo aumentar a oleosidade e a acne.
Antes de tudo, o ideal é consultar um dermatologista para saber qual é o seu grau de acne e seu tipo de pele, para depois saber se a planta tem condições de oferecer benefícios, seja sozinha ou em conjunto com outro tratamento.
Veja também: Gel de aloe vera: para que serve e como fazer
Como a babosa atua na saúde da pele?
A ação anti-inflamatória da babosa ocorre porque o gel da planta é rico em aminoácidos, minerais e vitaminas, que oferecem propriedade antibiótica. Ao ser aplicado na pele, o gel libera essa propriedade na inflamação da acne, matando as bactérias causadoras da inflamação.
Em conjunto ao efeito antibiótico e anti-inflamatório, a babosa também é cicatrizante, o que faz a espinha secar mais rápido após deixar de estar inflamada. Esse efeito cicatrizante ocorre através da limpeza da pele e desobstrução dos poros, fechando-os.
Para complementar, o gel da babosa é rico em água, então quando é aplicado no rosto ele ajuda a devolver a água que a pele perde diariamente, deixando-a mais nutrida, elástica e macia.
Em todo caso, não se deve usar em excesso e é importante ter cuidado com os demais produtos que for aplicar na pele. A qualquer sinal de irritação, pare de usar e consulte um médico para saber de onde vem o problema.
Saiba mais: Como fazer sabonete de babosa
Você conhece todos os tipos de babosa disponíveis na natureza? Entenda as diferenças e os usos das principais espécies de aloe vera.
Veja também: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer