Com certeza você já deve ter reparado que as estátuas religiosas são cheias de cores. O azul, por exemplo, sempre representa o manto sagrado da Virgem Maria. Mas você sabe o significado a cor para a igreja?
O manto de Maria
Segundo o Dr. R. Jared Staudt, nas raízes bíblicas do Antigo Testamento, o azul representa a cor do povo de Israel. Para essa cultura, o tom denota obediência aos mandamentos de Deus – filosofia que vai contra à vontade egoísta de uma pessoa.
Esse ensinamento foi expresso pela Mãe de Jesus, que afirmou: “Eis que eu sou a serva do Senhor; segundo a sua palavra” – (Lucas 1:38). Ela cumpriu o chamado de obediência, o qual foi pedido por Deus aos israelitas.
O livro de Números também apontou outro chamado: “os levitas espalharão sobre [a Arca da Aliança] um pano de azul” – (4:6). E em seguida disse: “E sobre a mesa do pão da Presença eles devem espalhar um pano de cor azul” – (4:7).
No entanto, dentro da tradição bizantina/ortodoxa, o manto azul de Maria ganha um significado diferente. Como é a cor do céu, representa o divino, transcendência e o mistério.
Analisando as vestes sagradas de Jesus
Jesus, por exemplo, é sempre retratado com as vestes vermelhas e o manto azul. O vermelho é a representação da terra e do sangue. Por isso, o traje como um todo simboliza a divindade envolvendo a sua humanidade.
As cores têm uma importante função de transmitir mensagens nas tradições do cristianismo, além de expressar significados bastante especiais em temas que envolvem a espiritualidade. O azul é uma cor sagrada e repleta de amor, principalmente quando acompanha Maria, que teve um importante papel: dar vida à Jesus.
Se a história de Maria o interessa, assista essa animação que conta melhor a vida da Santíssima:
Se você gostou, compartilhe com os amigos!