A azia é aquela sensação de queimação na boca do estômago. Acontece com muitas pessoas e por diferentes motivos: depois de comer demais ou comer certos alimentos, por exagerar na bebida ou no cigarro e também tem a azia na gravidez. Os motivos deste tipo são diferentes dos demais, e você vai conhecê-los agora!
O que causa a azia na gravidez?
Um problema de saúde que tem como sintoma a azia é o refluxo. Se a gestante já tinha refluxo antes de engravidar, provavelmente as crises vão piorar na gestação.
Isso porque, durante a gravidez, a produção do hormônio progesterona aumenta. Isso acontece no segundo e no terceiro trimestre da gestação, quando o hormônio atua favorecendo o relaxamento e a expansão do útero para comportar o bebê. Com o útero ocupando mais espaço, outros órgãos ficam mais apertados.
Ao mesmo tempo, a progesterona atua reduzindo o fluxo intestinal e relaxando o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esôfago, chamado de esfíncter esofágico.
Então, por todos esses motivos (útero maior e relaxamento do esfíncter esofágico), o ácido gástrico sobe para o esôfago e a garganta com mais facilidade, causando a queimação e outros sintomas de refluxo.
Como evitar as crises de azia?
Mesmo que os motivos para a azia na gravidez pareçam não ter relação com a alimentação, eles têm sim. Sabendo escolher os alimentos certos, o sistema digestivo trabalha sem ter que fazer tanto esforço e assim as crises de azia diminuem – ou até desaparecem! Então, é bom evitar:
- Frituras;
- Alimentos muito condimentados;
- Muita cebola;
- Alimentos muito ácidos;
- Alimentos industrializados pré-prontos (congelados, muito condimentados);
- Chocolate branco e ao leite;
- Tomar líquido durante as refeições (ou tomar menos quantidade, e aos poucos);
- Bebidas alcoólicas;
- Bebidas com cafeína.
Nem sempre toda essa lista vai causar azia. Algumas gestantes têm azia só quando comem muita fritura ou bebem café, por exemplo. Cada caso é diferente do outro e o importante é observar a reação do próprio organismo após cada refeição para identificar o que fez mal.
Veja também: 5 receitas de chás para azia e queimação no estômago
Como aliviar a azia na gravidez?
Bom, você viu no tópico acima o que deve evitar comer e beber para que a azia não incomode. Mas, ainda tem outros cuidados dos quais deve se lembrar no dia a dia para evitar a queimação e demais sintomas desagradáveis:
- Não fumar e evitar a exposição ao cigarro;
- Ficar sentada pelo menos 30 minutos após comer e evitar se deitar;
- Usar roupas mais largas, que não apertem a barriga e o estômago;
- Não comer mais nada quando faltarem cerca de 2 horas para dormir;
- Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, para evitar que o corpo fique completamente deitado na horizontal. Uma alternativa é usar um travesseiro antirrefluxo.
Veja também: Cansaço na gravidez: por que acontece e como combater?