azeite e sal para dor nas articulações
Crédito: Freepik

Azeite e sal grosso ajudam a aliviar dores nas articulações

Esses ingredientes caseiros são anti-inflamatórios e em alguns casos podem substituir medicamentos

Publicidade

O azeite (de oliva) é um ingrediente com ação anti-inflamatória para o organismo. Na sua composição está o oleocantal, um antioxidante que atua inibindo a produção de enzimas inflamatórias. Quando a inflamação reduz, a dor também é diminuída, bem como a velocidade da degeneração das cartilagens, no caso de artrose.

Para se ter uma ideia, de acordo com o ortopedista, Dr. Adriano Karpstein, uma colher de sopa de azeite de oliva tem ação semelhante a 200 mg do famoso Ibuprofeno, medicamento anti-inflamatório que acaba prejudicando o funcionamento dos órgãos se for consumido de forma prolongada.

O sal grosso também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ser usado de forma separada, sem misturar com azeite. Aliás, eles são usados de formas diferentes para aliviar as dores.

Como usar azeite para dor nas articulações?

Na comida, todos os dias, temperando a salada. O azeite não deve ser aquecido ou poderá oxidar, perdendo as propriedades anti-inflamatórias.

Publicidade

Mas, para que se tenha o efeito desejado, é necessário escolher o azeite certo, que é o extravirgem. Não pode ser outro tipo de óleo, nem azeite que não seja o extravirgem, pois é este tipo que contém as propriedades anti-inflamatórias preservadas, já que é mais puro.

Como usar o sal?

Embora o corpo humano necessite de sal para várias de suas funções, é preciso tomar bastante cuidado com o excesso, pois há risco de aumentar a pressão arterial e causar cálculos renais.

Então, no caso do sal grosso, você não irá ingerir. O que vai fazer é aquecer o sal puro, sem água, seja no micro-ondas, na panela ou no forno. Depois, vai fazer uma trouxinha com uma toalha, colocar o sal dentro e deixar sobre o local da dor até esfriar, como uma compressa.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Se as dores não aliviarem, consulte seu médico.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM