Não é por acaso que o azeite de oliva extravirgem é um alimento muito elogiado e recomendado. As vantagens do seu consumo são tantas e tão boas que vale a pena investir mais um pouco nessa gordura.
Essas são algumas das benesses dessa gordura saudável:
- Ajuda no fortalecimento e crescimento dos cabelos;
- Estimulante da saúde cerebral;
- Hidratante que faz maravilhas pela pele;
- Ajuda a prevenir problemas do coração;
- Excelente reforço na prevenção contra o câncer.
Azeite falsificado: a fraude que está afetando os consumidores
Tendo em conta essas vantagens, não restam dúvidas de que investir num azeite de qualidade é investir na saúde. Porém, é necessária muita cautela para que esse investimento efetivamente valha a pena. O que muitos consumidores desconhecem é que estão sendo enganados pelos produtores e estão comprando gato por lebre.
O resultado de uma pesquisa elaborado pela Proteste detectou 8 marcas de azeite que estão enganando os seus consumidores. Essas marcas não passaram nos testes de qualidade, e o seu conteúdo é fraudulento porque não corresponde ao que é divulgado nos rótulos.
Um azeite extravirgem é aquele cuja fonte da gordura é unicamente a azeitona, e a lei não permite que sejam misturados outros óleos. Neste estudo em que foram testadas 20 marcas de azeite, 4 revelaram óleo vegetal em sua composição. Outras 4 não passaram no teste porque os níveis de acidez são superiores aos regulamentados.
4 marcas de azeite extravirgem que contêm óleo vegetal em sua composição
1. Figueira da Foz
2. Pramesa
3. Quinta d’Aldeia
4. Tradição
4 marcas de azeite extravirgem com acidez acima do que é regulamentado
1. Beirão
2. Carrefour Discount
3. Filippo Berio
4. Qualitá
Felizmente, para compensar essas arcas que decidem mudar a sua estratégia tendo em vista o lucro mais fácil, há outras que aprendem com os seus erros. Estas 5 marcas que vamos agora apresentar em 2013 foram reprovadas, mas em 2016 passaram no teste com distinção.
5 marcas de azeite extravirgem que passaram no teste de qualidade
1. Borges
2. Carbonell
3. Gallo
4. La Española
5. Serrata
Ainda de acordo com esse estudo, o produto que mais merece ser destacado foi o azeite Cocinero. Seria, no entanto, preferível que esse azeite fosse conservado numa garrafa de vidro e não de plástico. As garrafas de vidro escuro são as mais indicadas para conservar o azeite, de forma a que ele mantenha as suas propriedades mesmo quando engarrafado há mais de seis meses. Outro problema desse azeite a quem foi reconhecida uma qualidade superior, é que na embalagem não está especificada a data de engarrafamento.
Com essas pequenas alterações sugeridas pela Proteste, esse azeite tem tudo para se distinguir das outras marcas, garantindo a sua qualidade.
Veja a seguir o vídeo com dicas de como escolher o melhor azeite no mercado:
Compartilhe essa dica!
Fonte: PROTESTE