Os avós são pais com açúcar, diz o ditado. Apesar de ser ótimo ter avós dedicados e queridos para conviver com os netos, há quem leve esse ditado ao extremo, pensando que pode “estragar” os netos, mimando-os de todas as formas possíveis. Só que, ao fazer isso, fica mais difícil para os pais educarem os pequenos dentro dos valores e com as regras que eles querem.
Então, como ser um avô e uma avó que o neto ama estar junto, mas sem dificultar a criação dos pais? Como colaborar com os pais e participar de uma criação positiva dos netos? Veja essas dicas importantes.
1. Ir contra os métodos de cuidados que os pais preferem
Muito já se estudou e foi comprovado que é antiquado quando se fala em cuidados com o bebê de antigamente em comparação com hoje em dia. A forma como a avó cuidou de seus filhos não é a mesma que ela deve botar em prática para ajudar a cuidar dos netos.
Então, essa avó não deve ir contra os cuidados que a filha ou nora prefere usar, insistindo que como ela fazia antigamente era melhor. Claro que muitas dicas passadas de geração em geração são válidas, mas nem todas, e os avós devem saber respeitar sem criticar.
2. Dar tudo o que o neto pede
É difícil resistir aos pedidos dos netinhos, ainda mais porque, agora, a responsabilidade sobre aquela criança não é sua. Mas, se mimar seu neto dando tudo o que ele pede, e até o que não pede, você sabe que vai tornar mais difícil a educação que seus filhos estão tentando dar em casa.
Não é fácil lidar com uma criança mimada, ainda mais quando ela começa a pensar que os pais são maus porque não fazem tudo o que os avós fazem. O ideal é que os avós e pais combinem os limites sobre o que pode ser dado aos netos, sem que haja exageros.
3. Dizer que os pais estão errados e incentivar mentiras
Os avós jamais devem dizer aos netos que o papai e a mamãe não sabem nada sobre tal coisa ou não precisam ficar sabendo de algo que você quer fazer escondido, já sabendo que eles não vão aprovar. Não incentive seus netos a esconderem coisas dos pais, ou pode virar um hábito. A criança começa a enxergar os pais como inimigos ou indiferentes em certas situações, e isso é péssimo para todos.
4. Invadir a privacidade dos filhos e netos
Mesmo os avós que ajudam a cuidar dos netos todos os dias precisam saber respeitar os limites de privacidade. Não é porque você está com seu neto na casa dele diariamente que tem o direito de bisbilhotar na casa, mudar coisas de lugar e implantar hábitos que você pratica na sua casa. Não faça na casa deles o que não gostaria que alguém fizesse na sua.
5. Tirar a autoridade dos pais
Você bem sabe como é irritante e constrangedor quando alguém tira a sua autoridade, principalmente na frente de uma criança. Então, nunca faça isso enquanto seus netos estiverem sendo educados pelos pais. Jamais diga, na frente das crianças, que os pais estão fazendo errado. Se achar que algo está errado, diga depois, numa conversa entre adultos.
6. Maus exemplos
Os seus netos observam suas atitudes com a mesma importância que observam o que os pais fazem. Então, tome cuidado com o que vai fazer na frente deles, evitando dar maus exemplos. Quando seus netos estiverem por perto, lembre-se que estarão vendo como você se comporta e o seu exemplo irá influenciar na formação do caráter deles.
7. Excesso de cuidados
A criança também fica mimada quando os avós querem ajudar tanto que acabam exagerando. Estimular a independência desde cedo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Impedir que ela faça tudo com medo que se machuque ou querendo agradar não é sempre algo positivo. Converse com os pais sobre isso e definam o que é exagero e o que a criança pode ser incentivada a fazer sozinha.
8. Desrespeitar as regras de alimentação
Se os pais querem que a criança coma guloseimas só no fim de semana é muito importante que os avós respeitem essa regra, mostrando à criança que os pais sabem o que é melhor para ela.
Ok, uma vez e outra não faz mal “quebrar a regra”, afinal, você tem crianças e não robôs. Mas as regras de alimentação definidas pelos pais devem ser respeitadas, principalmente se a criança tem alguma restrição alimentar por conta da saúde.
Mesmo não entendendo o que é intolerância ou alergia a certos alimentos, e pensando que é frescura, os avós devem respeitar e só oferecer aos netos o que os pais permitirem.