Pesquisadores provaram que os avós que passam mais tempo com seus netos, vive mais tempo e com mais saúde. Entenda porque isso acontece.
Avós cuidadores têm menos risco de morte
Muitos avôs e avós optam por cuidar dos seus netinhos, enquanto poderiam estar somente descansando. Mas essa é certamente uma boa escolha, pois de acordo com um estudo do Berlin Aging Study, isso vai garantir mais alguns anos de vida.
Foram 516 participantes, sendo 80 avós que cuidam dos netos, 232 que não cuidam e 204 pessoas idosas que não têm netos. Os resultados foram surpreendentes! Se comparados aos outros dois grupos, os cuidadores têm uma redução da chance de morte de 37%.
Outro dado interessante que a pesquisa levantou foi com relação aos idosos que não têm netos. Foi constatado que os que ajudavam os filhos adultos tiveram 57% menos risco de morte do que os que não tinham netos e não davam essa força para os filhos.
A conclusão dos pesquisadores foi a seguinte: “todos os participantes envolvidos no cuidado de netos, que prestam ajuda a filhos adultos e/ou aqueles que ajudam outras pessoas em sua rede social, têm um risco menor de morrer durante o acompanhamento do que os que não ajudam“.
Ou seja, ajudar sempre faz bem! Concorda? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão super importante, principalmente nessa fase em que se está vivendo.
Veja também: 5+ Benefícios do banho de mar para a saúde