Os avós têm um papel muito importante na vida e na educação dos netos. Os avós de primeira viagem podem se deparar com algumas dúvidas sobre como realizar uma participação na vida dos netos que seja proveitosa e estimulante. Para isso, vale a pena se informar e buscar melhorar cada ponto.
O que os avós de primeira viagem precisam saber
Esteja aberto para aprender com essa nova experiência e saiba como participar da vida do seu neto.
1. Respeitar o espaço dos pais
É normal que você esteja ansioso para cuidar e mimar o seu netinho, principalmente os avós de primeira viagem, mas você deve ter empatia e respeito os espaços dos pais, para que eles possam se dedicar à educação e ensinamentos da criança que acreditam serem necessários. Então, respeite-os plenamente dando-lhes sugestões, porém sem passar por cima das vontades e autoridade deles.
2. Dar dicas sobre a maternidade e paternidade
Uma das maiores contribuições que os avós de podem fazer é dar dicas sobre como cuidar da criança. Para as novas mães e pais essa é uma etapa muito desafiadora, às vezes até frustrante, e algumas dicas podem transformar esse percurso em um desafio muito mais prazeroso e menos desgastante.
Tente aproveitar as experiências que a vida já lhe deu para ajudar da melhor maneira possível!
3. Fugir das rivalidades entre avós paternos e maternos
As rivalidades não trazem bem algum, nem a você, nem aos pais, e muito menos ao recém-nascido. Evite rivalidades bobas que só irão desgastar o bom relacionamento familiar que vocês tinham até então.
Você não é obrigado a concordar com os outros avós da criança, mas deve respeitar, pois cada um tem uma bagagem de vida diferentes que foi responsável por formar determinadas opiniões. O melhor que você pode fazer é estar presente para os pais da criança e estar disposto a ajudá-los da melhor maneira que pode sem acrescentar dificuldades a eles.
4. Respeitar regras estabelecidas pelos pais
Um dos grandes erros dos avós, e muitas vezes dos pais, é mimar demais os filhos. Quando se tem uma criança nos braços, tudo o que se quer é dar o máximo que você puder oferecer, mas em alguns casos essa não é a melhor forma de educar uma criança para o mundo real.
Os pais estão mais presentes na vida da criança e sabem bem aquilo que é necessário mudar no comportamento dela para que, quando maior, ela viva em sociedade de maneira harmoniosa. Por isso, respeite as regras e limites estabelecidos por eles, senão você estará na verdade prejudicando o seu ensino.
5. Brincar
As crianças adoram brincar com os adultos. Tente dedicar o seu tempo também a ela de maneira divertida e descontraída. Aproveite os dias de receber os netos em casa e conte histórias para estimular a criatividade e imaginação das crianças, e se divirta em sua companhia.