A aveia-comum, também chamada de branca, faz parte da família das poáceas e é utilizada para vários fins: pastagem, forragem e alimentação. Mais da metade da produção mundial desse cereal é destinada para a alimentação animal.
Já se sabe que ela é rica em fibras e ajuda a regular o intestino. Porém, muitas pessoas não conhecem todos os outros benefícios que seu consumo traz para o organismo. Descubra.
Benefícios para a saúde
1. Dá uma maior saciedade
Ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade, sendo muito utilizada por quem faz dietas para emagrecer.
A sua digestão é lenta e quando entra em contato com a água que está no corpo, “incha”, causando essa sensação de saciedade.
2. É boa para o intestino
Por ser rica em fibras, ajuda a regular o intestino, estimulando a liberação de toxinas e estimulando a renovação celular.
3. Protege o organismo
Por ter essa ação que regula o intestino, ajuda a proteger o corpo, pois estimula a microbiota intestinal, o que faz com que o corpo produza mais anticorpos, aumentando a imunidade.
Além disso, ao eliminar as toxinas, promove um melhor funcionamento geral do corpo, dando energia para as atividades.
4. Sensação de bem-estar
Contém triptofano, que está ligado à serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Por isso pode ser uma boa ajuda na alimentação para combater problemas como a ansiedade e depressão.
5. Cuida da pele
Ajuda na renovação de tecidos, o que mantém a pele com uma aparência mais bonita e saudável. Além disso, combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.
6. Aumenta a massa magra
Por conter proteínas vegetais, ela colabora no ganho de massa magra. São cerca de 6 gramas a cada 40 gramas do cereal.
Além disso, oferece vitaminas do complexo B e energia para a formação dos músculos.
7. Protege o coração
É excelente para proteger todo o sistema cardiovascular, pois reduz a pressão arterial, reduzindo também as chances da doença coronariana.
Ela reduz o colesterol, ajudando assim a manter as paredes das artérias livres para o fluxo sanguíneo. A presença de antioxidantes também impede a oxidação do colesterol, evitando assim a formação de placas nas artérias.
8. Ajuda a combater o diabetes
Além de possuir baixo teor glicêmico, ela reduz a absorção do carboidrato, evitando picos glicêmicos.
Isso reduz as chances de se desenvolver resistência à insulina, prevenindo o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Propriedades nutricionais
Extremamente nutritiva, ela possui diversas vitaminas e minerais essenciais para seu organismo. Além disso, é rica em fibra solúvel, trazendo diversos benefícios à saúde. A cada 100g desse ceral em flocos, cru, você vai encontrar, entre outros nutrientes:
- Energia: 394 kcal;
- Proteína: 13,9 g;
- Lipídeo: 8,5 g;
- Carboidrato: 66,6 g;
- Fibra alimentar: 9,1 g;
- Magnésio: 119 mg;
- Fósforo: 153 mg;
- Potássio: 336 mg.
Engorda?
Pelo contrário! A ideia de que ela engorda é oriunda das preparações com leite e açúcar e dos biscoitos doces e pães.
O cereal em si ajuda a emagrecer. Além de ser rica em fibras e nutrientes, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo, colabora para um melhor funcionamento do intestino.
Dessa forma, a desintoxicação é mais eficiente, ajudando a reduzir o inchaço e acelerar o metabolismo. Também ajuda a eliminar a gordura do organismo, incluindo o colesterol.
Tem glúten?
Originalmente, não tem glúten, porém sua forma de processamento acaba a contaminando.
Por ser processada em equipamentos que também são utilizados para outros tipos de grãos, como trigo, cevada, malte e centeio, a aveia pode conter traços de glúten.
Algumas marcas não trabalham dessa forma, sendo interessante sempre ler na embalagem se é livre de glúten ou não.
Como comer
O ideal é consumir 3 colheres de sopa por dia, o que já garante boa parte das suas propriedades.
Para que seja melhor aproveitada, ela deve ser acompanhada do consumo de algum líquido. Veja as formas mais comuns de consumo.
1. Com frutas
Seja com mamão, banana, manga ou qualquer outra fruta mais adequada ao seu paladar, essa é a forma mais comum de consumi-la.
Pode ser adicionado mel, melado ou outros líquidos, para dar sabor e facilitar a mastigação.
2. Em pães
Pães integrais são os mais consumidos do ramo, porém preste atenção à composição, pois muitas vezes são somente pães comuns, com trigo não-integral, acrescentados desse grão.
O ideal para colher seus benefícios é fazer seu pão em casa. Existem diversas receitas fáceis de fazer e saborosas para você testar.
3. Biscoitos e bolos
Os biscoitos integrais comprados em supermercados não são os mais indicados, assim como os pães, pois contém muito açúcar e farinha branca.
Fazer biscoitos caseiros é muito fácil e o resultado maravilhoso. Os bolos de aveia podem ser feitos no liquidificador e ficam macios e deliciosos, além de dar muito mais saciedade do que uma fatia de bolo comum.
4. Saladas
Salpicá-la na salada, no momento em que vai comer, não somente adiciona textura, mas também valor nutricional à mesma. Coloque uma colher de sopa misturada à sua salada todos os dias e veja a diferença.
5. Mingau
A forma clássica de consumo é o ideal para quem está adotando uma dieta mais calórica, pois leva em sua composição leite e açúcar.
Se você morre de amores pelo mingau de aveia e não quer ficar sem, teste fazer com leite desnatado e adoçante forneável.
Contraindicações e cuidados a ter
Apesar de ser um alimento muito saudável, algumas pessoas não podem consumir a aveia. Seu consumo não é indicado para:
- Intolerantes ao glúten;
- Pessoas com intolerância alimentar;
- Pessoas com síndrome do intestino irritado;
- Pessoas com intestino muito acelerado;
- Crianças menores de 6 meses.
Se você consumir aveia em excesso, pode sofrer com um quadro de intolerância alimentar e gases.
Quer aprender a fazer os biscoitos caseiros? Veja no vídeo: