Os casos de AVC são cada vez mais comuns! E, nesta situação, ser rápido a atuar é decisivo para a sobrevivência do paciente. Por isso, nestes casos chame ajuda médica o quanto antes!
Caso real
Uma senhora estava em casa sozinha, fazendo as suas tarefas domésticas quando se sentiu mal. A sua filha, nesse momento, ligou-lhe e a mulher com dificuldade atendeu o telefone mas, não conseguia falar normalmente. A sua filha, preocupada, foi para casa e decidiu ligar para a emergência médica.
Sintomas
Imediatamente, a filha disse ao operador que a mãe não conseguia falar bem, tinha a boca ao lado e estava sem ação no braço direito. Ele aconselhou a manter a senhora sentada e, caso desmaiasse, que fosse colocada deitada sobre o lado esquerdo.
Alguns instantes depois, chegou o socorro! Nesse momento, foi feita uma avaliação, acabando por se descobrir que seria um AVC que tinha acontecido e decidiram transportar a paciente para o hospital. Felizmente, esta senhora sobreviveu a um AVC e depois de um ano passado, leva a sua vida de forma habitual.
Resumindo e concluindo…
Atue rapidamente se notar algum sintoma de AVC e ligue, de imediato, para o SAMU (emergência médica), teclando o número 192!