Como aumentar a imunidade dos cachorros
Crédito: Freepik

Como aumentar a imunidade dos cachorros – e causas da imunidade baixa

Preste atenção às mudanças de comportamento do seu cão, pois ele pode estar precisando de cuidados de saúde

Publicidade

Assim como acontece com os humanos, os cachorros podem ficar com a imunidade baixa quando não estão recebendo uma alimentação adequada ou vivem um período muito estressante. Aumentar a imunidade dos cachorros é, sempre, muito importante.

O resultado da queda na imunidade é o cão ficar sensível a diferentes tipos de doenças que afetam o organismo com facilidade porque o sistema de defesa está fraco.

Então, veja o que recomendam os veterinários para conseguir fortalecer a imunidade dos cães e deixá-los resistentes a doenças, levando uma vida saudável e feliz.

Principais causas da imunidade baixa em cachorros

Existem três causas principais para a queda de imunidade nos cães, que são:

Publicidade

Estresse

O estresse no cão pode ser causado pela falta de atenção dos tutores, por ficar confinado em um canil, dentro de casa ou na corrente, por ocorrer uma mudança na rotina da casa que implica em passar menos tempo com os tutores ou, ainda, ter que se adaptar com um novo ambiente.

Além disso, todo cão precisa de exercício e atividades para gastar energia e se sentir vivo, útil. Os cães têm necessidades emocionais que, se não forem atendidas, desencadeiam estresse e ansiedade. Com isso, a imunidade deles pode baixar.

Doenças

Assim como a imunidade baixa abre caminho para doenças, o contrário também acontece. Se o cão, mesmo estando sadio, é infectado por algum vírus ou bactéria, ou se tiver uma doença autoimune, pode precisar ser medicado com corticoides. Mas, esses medicamentos são fortes e acabam baixando a defesa do organismo.

Alimentação inadequada

O terceiro fator que leva à queda da imunidade nos cachorros é uma alimentação com baixo valor nutricional. O tutor precisa escolher uma ração de qualidade para seu cão, que ofereça uma nutrição completa. Além disso, precisa se certificar de estar oferecendo a quantidade de ração adequada, de acordo com o porte, a idade e a rotina do animal.

Publicidade

Sintomas da imunidade baixa

Os sintomas de imunidade baixa no cão podem ser confundidos com sintomas de algum problema de saúde em desenvolvimento. Portanto, preste bem atenção ao comportamento do seu cão para saber quando ele precisa de cuidados. Entre os principais sintomas estão:

  • Sinais de cansaço sem ter feito exercício;
  • Comportamento abatido;
  • Falta de apetite.

Lembre-se também que esses podem ser sintomas comuns da velhice nos cães. Se o seu cão está idoso, mesmo não estando com a imunidade baixa, ele precisa de mais cuidados e atenção porque todo o organismo dele está ficando debilitado.

Como aumentar a imunidade do cão?

De acordo com as principais causas para a queda da imunidade no cachorro é possível determinar o melhor tratamento para aumentar a imunidade.

Publicidade

Atenção e atividades regulares

Os cachorros precisam se sentir parte da família, amados, cuidados, necessários. Também precisam gastar energia, brincar, passear e interagir com o mundo. Então, se você costumava oferecer tudo isso ao seu cão, mas por algum motivo reduziu os cuidados, preste atenção nessas mudanças de comportamento dele, pois essa pode ser a causa.

Alimentação adequada

Se o animal não estiver doente ou com diagnóstico de alguma deficiência nutricional, não precisa oferecer suplementos de vitaminas a ele.

Só o que precisa fazer é escolher uma ração de alta qualidade (premium), e se certificar com o veterinário qual é a quantidade de ração que seu cão precisa comer por dia, de acordo com o tamanho, peso, idade e rotina dele. Animais que se movimentam mais, precisam comer mais, e vice-versa.

Publicidade

Não ofereça mais do que seu cão precisa, pois o excesso de vitaminas também causa doenças, e o excesso de comida sem gasto energético leva à obesidade.

Veja também: Quanta ração devo dar para cada idade do meu cachorro?

Em caso de doença

Se a imunidade do cão estiver baixa porque ele está sendo medicado, o veterinário irá recomendar algum tipo de suplemento vitamínico para oferecer ao cão junto com as refeições. Não ofereça vitaminas por conta própria, pois o tipo e a quantidade vão depender do tratamento que ele estiver recebendo.

Publicidade

Leve seu cão ao veterinário

Apesar das dicas anteriores, vale lembrar que o animal deve ser levado ao veterinário para ser examinado, assim que o tutor notar os sintomas de imunidade baixa.

Apenas observando o animal, pode não ser o bastante para saber do que ele realmente precisa, e assim acabar deixando de tratá-lo corretamente.

Se isso acontecer, o animal poderá desenvolver outros problemas ou agravar uma doença que não foi tratada no início.

Publicidade

Veja também: Soro caseiro para cachorro

PODE GOSTAR TAMBÉM