Rita Coelho, uma psicoterapeuta especialista em ajudar as pessoas a aumentar autoestima com experiência de 40 anos nesse setor dá dicas de como se sentir melhor e mais confiante.
Ela utiliza da própria experiência para ajudar as pessoas. Ela, que estava acima do peso, sentia-se muito por baixo e deprimida, mas descobriu como a autoestima é uma ferramenta poderosa. Segundo ela, a autoestima coloca você no banco do motorista, na direção da sua vida. Estar bem ajuda-nos a reconhecer que somos, a reconhecer os nossos talentos e isso nos realiza.
Veja o passo a passo de como aumentar autoestima
Essa dica é para você que está se sentindo feia, cansada, desmotivada, que está escondendo o sofrimento dentro do seu peito. Antes de seguir os passos para aumentar autoestima, há dois pontos que você precisa, urgentemente, mudar em sua vida, veja abaixo:
- Rita Coelho diz que é preciso parar de jogar o jogo do “eu deveria”. Como quando você pensa ou diz: “eu não deveria ter feito isso, mas eu fiz”, ou então “eu deveria ter feito aquilo, mas não fiz”. Esse é um jogo perigoso, segundo a especialista, pois caímos na tentação de deixar pra lá. E ela diz que esse sentimento é um veneno, e toda vez que você pensa/diz algo semelhante você toma uma dose desse veneno. À medida que o tempo vai passando você vai se sentindo cada vez pior.
- Ativar a sua autoestima é diferente de apenas se cuidar. Se cuidar é uma parte importante para desenvolver a sua autoestima mas não é só isso. Não se limita a ir a um salão de beleza, se sentir bonita, passar um batom e assim dizer que aumentou a autoestima. Aumentar autoestima é um processo, não é uma mágica, uma pipoca que estoura e está tudo pronto. São várias etapas para se vencer.
Dica poderosa: mude a sua vida para melhor desenvolvendo a autoestima
Para desenvolver a sua autoestima é preciso que você mude a direção do seu olhar, volte o seu olhar para dentro, para o seu coração. Atenção que isso pode não ser um processo agradável inicialmente, pode ser duro, difícil, porque precisamos identificar exatamente como nós estamos. Vamos lá:
1º passo: Pegue um papel e anote tudo aquilo que você pensa debaixo do chuveiro. Quem que você leva, em seus pensamentos, para debaixo do chuveiro? Você leva só você ou alguém mais com quem você esteja enfrentando problemas? O que mais você leva? Anote tudo. O primeiro passo para aumentar a sua autoestima é saber encarar o problema, identificá-lo, ver onde você está errando, se localizar, entender-se para então procurar corrigir. Esse foi apenas o primeiro passo, a psicoterapeuta Rita Coelho ensina passo a passo como atingir a sua autoestima então, faça essa primeira etapa com cuidado, para só depois ver como são os outros passos.