Muitas vezes, não enxergamos as coisas como elas são, mas sim como gostaríamos que fossem e isso leva-nos a mentir a nós próprios e aos outros.
Na maior parte dos casos, tal acontece com pessoas que não são maldosas, mas apenas fantasiosas. Também, cada um de nós olha para o que está à sua volta, de uma certa maneira e de acordo com as suas crenças e convicções.
Ser honesto ou verdadeiro é uma característica da personalidade, mas pode se ir construindo em cada indivíduo, como parte do seu crescimento pessoal. Dizendo de uma forma comum: conforme você estuda e adquire ferramentas para ser professora ou engenheiro, manicure ou jardineiro, você também pode adquirir qualidades, que lhe vão permitir ser uma pessoa melhor. A honestidade é uma delas.
Há cinco aspectos que se distinguem em pessoas honestas e verdadeiras:
1. São objetivas
São espontâneas, analisam conscientemente as situações e quando falam, dizem o que têm a dizer. Isso faz com que a honestidade seja incômoda e por vezes possamos preferir uma pessoa hipócrita ou mentirosa.
2. São verdadeiras
Se gostam de algo, demonstram sem reservas, mas se não gostam, dizem com a mesma frontalidade. Ser transparente sempre e em todo o momento não é fácil, porque existe a tendência muito humana de nos aceitarem em qualquer contexto. O cara honesto não tem este problema e se a coisa não lhe agrada, ele reage de imediato.
3. Podemos confiar nos seus conselhos
Quase ninguém gosta de sinceridade, sobretudo quando nos falam o oposto daquilo que nós queremos ouvir. Mas de uma coisa podemos ter a certeza: um conselho vindo deste indivíduo é para ser levado a sério, pois o assunto foi pensado com a lucidez e objetividade, que o caracterizam, e a solução encontrada é de certo a melhor para o nosso problema.
4. São amigas incondicionais
Fazem o bem, sem querer nada em troca. Estão sempre disposta a ajudar os amigos.
5. São inspiradoras
Estes seres humanos são admiráveis e inspiradores. Rara é a pessoa que consegue viver em equilíbrio, pois aquilo que sabemos teoricamente ser correto, nem sempre fazemos na prática. E porque achamos muito difícil nadar contra a corrente, na maior parte do tempo, seguimos pelo caminho mais fácil.
É por isso que, ao encontrarmos alguém com estas qualidades, sentimos muita admiração e cresce em nós a vontade de sermos melhores pessoas.
Confira mais sobre o assunto no vídeo a seguir: