Apenas com base nos sintomas, não é possível que uma pessoa leiga identifique uma doença de pele, já que existem tantas. Entre esse grande grupo está a atopia, também chamada de “asma na pele”, e você já vai descobrir o motivo.
O que é atopia?
A atopia é uma predisposição alérgica genética (hereditária) que causa uma série de lesões inflamatórias chamadas de dermatite atópica ou eczema.
Pessoas diagnosticadas com atopia geralmente têm alergia respiratória, como rinite ou asma, e é por isso que a doença também tem o nome de “asma na pele”.
De acordo com a média dermatologista Dra. Flávia Addor, em entrevista ao Dermaclub, “a doença pode se manifestar através da dermatite, rinite, bronquite ou de todas simultaneamente”.
Sendo assim, atopia é o nome que se dá a esse conjunto predisposições alérgicas que uma pessoa pode ter.
Sintomas da atopia
Os sintomas de atopia são, na verdade, os sintomas das doenças alérgicas que a pessoa desenvolve por ter essa predisposição.
Uma delas é a dermatite, que causa coceira seguida por lesões descamativas e brancas na pele do rosto, pescoço e dobras dos braços. Com o tempo, as lesões deixam a pele mais grossa, áspera e escurecida.
Além desse sintoma tem também os sintomas da asma, que quando o paciente está em crise, apresenta tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.
Tratamentos
Para tratar a atopia é necessário agendar uma consulta com o dermatologista. Uma pessoa pode pensar que está apenas com uma dermatite quando, na verdade, tem atopia, e só o médico será capaz de diferenciar.
Como é uma doença genética, não tem como prevenir. Mas algumas medicações podem melhorar os sintomas, como hidratantes específicos para a dermatite e broncodilatadores para a asma.
Além disso, é recomendado usar água termal para acalmar as lesões que se formam na pele. Pode aplicar várias vezes ao longo do dia para refrescar a área com coceira e irritação. O médico poderá recomendar um hidratante prebiótico que atua reequilibrando a barreira microbiológica da pele, aliviando os sintomas.
Tem como tirar as manchas?
Quando a atopia causa dermatite atópica e não se trata da forma adequada, mas manchas vão ficando. Em alguns casos, as lesões desaparecem sozinhas e não se sabe quando podem voltar. Em outros, incomodam até que se tenha o diagnóstico e comece o tratamento. Então, é necessário ir ao médico dermatologista para que ele avalie as lesões e diga quais são os tratamentos possíveis para tirar as manchas já existentes da pele.
Esses tratamentos, além dos já mencionados, podem envolver fototerapia, que expõe a pele a raios ultravioleta para aliviar sintomas em casos graves, além de cuidados especiais com a alimentação e uso de filtro solar, pois tudo isso contribui para a recuperação da pele e, como consequência, o desaparecimento das manchas.