vínculo com o filho
Imagem: Freepik

Atitudes que quebram o vínculo com o filho adolescente

Às vezes, pode não parecer, mas os filhos adolescentes querem sim a atenção e os conselhos dos pais.

Publicidade

Os pais sabem que não é fácil lidar com os filhos adolescentes. Aliás, todas as fases, desde a infância, têm seus desafios. Mas, na adolescência, é preciso ser ainda mais cuidadoso para não quebrar o vínculo com o filho e acabar se afastando dele.

Os adolescentes querem ser respeitados e ouvidos pelos pais, querem mais liberdade, mas também querem atenção. Se rebelar contra os pais é uma forma de dizer que não estão recebendo essa atenção do jeito que esperam.

Na visão de muitos pais, os filhos apenas lhes devem obediência. Mas, na prática, acabam por quebrar o vínculo com o filho, ficando cada vez mais por fora da vida dele. Veja algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Veja também: 5 Coisas que todo pai e mãe de adolescente precisa fazer

Publicidade

Não dar atenção plena

Sabe quando você está “de corpo presente”, mas na verdade sua cabeça está em outro lugar? Os filhos adolescentes podem parecer não se importar, mas sentem a ausência dos pais.

Mesmo que você trabalhe o dia todo e não tenha tempo de sobra para estar com seus filhos, aproveite para dar atenção plena a eles no pouco tempo em que estiverem juntos.

A qualidade do seu tempo é mais importante do que a quantidade. Então, quando estiver com seu filho, preste atenção nele, demonstre interesse pela vida dele, não fique tentando disfarçar que você está dando atenção dizendo “aham” enquanto olha o celular ou faz alguma tarefa da casa.

Não ouvir o que seu filho tem a dizer

Os adolescentes querem transparecer que são cheios de certezas, mas, na verdade, são recheados das mais variadas dúvidas sobre a vida.

Publicidade

Eles precisam de alguém de confiança para desabafar e perguntar sobre qualquer coisa, sem se sentirem julgados, constrangidos ou ignorados.

Seja você essa pessoa. Quando seu filho quiser conversar ou demonstrar interesse em algo que você está fazendo, pare e ouça, pois é um momento precioso.

Ouça como um amigo, mas com a maturidade e o cuidado de um pai ou mãe. Dê o seu conselho com naturalidade, como faria com um adulto amigo seu. Mostre que você é a melhor pessoa para seu filho ouvir.

Publicidade

Gritar e xingar

Você pode até achar que seus filhos só lhe obedecem na base do grito e dos xingamentos. Mas, já experimentou mudar de estratégia e fazer com que eles se sintam respeitados por você?

Claro, precisa ser paciente para conseguir fazer isso, só que o resultado é transformador. Os gritos e xingamentos servem só para aliviar o seu estresse e para quebrar o vínculo com o filho, mesmo que não pareça no momento.

A lógica é simples: você ficaria feliz e respeitaria seu filho, se ele gritasse com você e o xingasse? Claro que não, então, seja o exemplo.

Publicidade

Ser indiferente

Muitos pais, já cansados de tudo, dizem aos adolescentes “faça o que você quiser” ou “se vira” ou ainda “problema é seu, não estou nem aí”. É péssimo, e com certeza vai quebrar o vínculo com o filho.

Os adolescentes precisam justamente do contrário, ou irão procurar essa atenção fora de casa, se afastando cada vez mais dos pais. Não seja indiferente às atitudes e vontades do seu filho. Seja a pessoa que faz a maior diferença na vida dele.

Veja também: Primeiro amor: como lidar e conversar com os adolescentes sobre namoro

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM