coisas que fazem as crianças não se sentirem amadas
Crédito: Freepik

7 Atitudes dos adultos que fazem as crianças não se sentirem amadas

Não deixe passar despercebidas atitudes que parecem tão pequenas, mas são de imensa importância aos olhos de uma criança

Publicidade

Muitas pessoas, quando se tornam adultas, se esquecem de como viam o mundo na infância. A perspectiva de mundo dos pequenos é muito diferente de como os adultos percebem o que está à sua volta.

Da perspectiva das crianças, elas estão em um lugar cheio de novidades, onde tudo é muito grande e elas precisam de ajuda e orientação para fazer as coisas.

Então, se não tiverem a atenção necessária, vão se sentir perdidas e sozinhas, ou seja, como se não fossem amadas. Será que você está cometendo esses erros com seus filhos?

1. Não olhar nos olhos

O contato visual durante a comunicação é muito importante, não apenas na infância, mas por toda a vida. Olhar nos olhos de alguém que está falando com você é um sinal de que está prestando atenção no que a pessoa está dizendo, e isso é respeito.

Publicidade

Se você não se agacha na altura da criança e olha nos olhos dela para se comunicar – seja para falar ou para ouvi-la, ela não vai criar uma conexão afetiva com você naquele momento. É uma oportunidade que você perde de alimentar o amor e o respeito entre vocês.

2. Não manter contato físico

Desde que nascem os bebês precisam se sentir seguros para se desenvolverem melhor, e isso segue por toda a vida.

O ser humano tem necessidade de contato físico com as pessoas que ama, e quanto mais isso acontece, mais fortalecida fica a relação.

Abraços, beijos, colo, cócegas, todo contato físico que seja respeitoso e amoroso é importante para seu filho se sentir mais seguro e amado por você.

Publicidade

3. Interromper a fala da criança

Interromper a fala dos outros é um hábito que muita gente tem e nem percebe, pois foram criadas dessa forma. Mas, a verdade é que ninguém gosta de ser interrompido enquanto está falando, nem mesmo as crianças.

Os adultos que costumam interromper as crianças em suas falas fazem elas sentir que o que elas têm a dizer não é importante. A repetição dessa atitude vai criando uma pessoa introvertida e com baixa autoestima, que não gosta de dar opinião porque nunca foi valorizada nesse sentido.

4. Estar o tempo todo no celular

Não é chato quando você está querendo se comunicar pessoalmente com alguém, mas a pessoa não desgruda os olhos do celular? Então porque fazer o seu filho se sentir rejeitado desse jeito?

Publicidade

A criança precisa de atenção constante, ela quer que o adulto olhe o que ela está fazendo, dê opinião, elogie ou ensine alguma coisa nova. Você pode não notar, mas o mundo dela é você, por isso ela está o tempo todo querendo chamar sua atenção e ganhar a sua aprovação.

Esse é o seu papel na vida dela, então faça enquanto é tempo, antes que ela cresça e se torne um adulto que rejeita os próprios filhos, preferindo ficar olhando a vida alheia no celular. Quando se tratar se uma situação de trabalho, é só explicar que a criança vai entender, pois não será frequente.

5. Falta de sorrisos

Receber um sorriso verdadeiro é tão poderoso que pode mudar o dia de alguém para melhor. Mesmo quando não tiver nada para dizer ao seu filho, sorria para ele, olhando nos olhos dele.

Publicidade

Seu sorriso cria uma conexão imensa com seu filho, fazendo ele se sentir mais amado. Além disso, você está dando o exemplo, estimulando ele a ser uma pessoa sorridente também.

6. Falta de disciplina

As crianças precisam de disciplina para serem guiadas e se sentirem parte do grupo familiar. A disciplina está em colocar regras de boa convivência para serem seguidas por todos em casa, e delegar tarefas para que a criança participe das atividades e crie uma rotina para sua vida.

Quando não existe disciplina, a criança se sente desamparada, como se ninguém naquela casa se importasse com ela e como se ela não fizesse parte daquela família de forma efetiva. Lembrando que disciplina não quer dizer broncas, surras e castigos.

Publicidade

7. Não prestar atenção nos gostos da criança

Todo mundo se sente mais amado quando é valorizado. É ótimo quando a pessoa que você gosta demonstra que conhece os seus gostos e faz um agrado para você, que seja uma coisa bem simples, como fazer um bolo que você gosta ou ler um conteúdo do seu interesse e compartilhá-lo com você.

Demonstrar interesse pelos gostos do seu filho é demonstrar amor por ele. É deixar claro que você o conhece e se importa com quem ele é e o que ele faz. Prepare a comida preferida dele, saiba quais roupas e brinquedos ele mais gosta, saiba o nome dos amiguinhos, dos desenhos, enfim, esteja presente de verdade. Alimente o amor para criar um ser humano amável.

PODE GOSTAR TAMBÉM