Há rumores de que as noivas católicas têm que apresentar um atestado de virgindade para poder casar de branco, na igreja. Já ouviu isso?
Partindo do pressuposto de que é verdade, você concorda com essa ideia? Segundo o versículo em Deuteronômio – 22:15 “Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade”.
Papa Francisco afirma que mulher deve atestar sua virgindade?
Embasamento na bíblia, existe. Segundo as notícias veiculadas, o Papa Francisco está discutindo a ideia de que a família da noiva deve apresentar um atestado de virgindade para se casar.
Segundo o veiculado, não será obrigatório, mas só poderia casar de vestido branco quem fosse virgem. As outras mulheres deveriam casar com vestidos coloridos, o que evidenciaria sua falta de santidade.
Até que ficaria muito bonito, não é?
Mas, segundo essa notícia, somente a mulher deve casar virgem? Por que é isso o que está explícito nesse caso. Por que o homem não deve apresentar o mesmo atestado? Não somos todos iguais perante Deus?
A discussão do papel da mulher nas religiões é antiga e uma decisão dessas seria realmente um tiro no pé da igreja católica.
Papa Francisco e boatos
Que o Papa Francisco é pop, nós já sabemos, mas além de muito querido, é um pouco polêmico. Ele está, aos poucos, mexendo com alguns preceitos da igreja que são ultrapassados e altamente discutíveis, como o uso de contraceptivos e o papel da mulher na sociedade.
Assim, muitos boatos são criados e repetidos, como se fossem verdades, causando confusões mais que necessárias. Sim, precisamos dessas discussões para crescermos como sociedade. Nenhum dogma é detentor da verdade e abrir ao mundo seus conceitos, enriquece o diálogo.
O Papa quer que as mulheres apresentem um atestado de virgindade?
Tudo o que é dito pelo pontífice da igreja católica fica registrado no site oficial, e lá não foi encontrado nada sobre o tema.
O Vaticano tem também um jornal próprio, e um assunto polêmico como esse, certamente seria discutido nele, não é. Pois então, nada também.
Mas uma coisa é certa, independente de ser católico ou não, o amor de um casal supera qualquer obstáculo, até mesmo leis esdrúxulas, pois, segundo a própria bíblia:
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Coríntios 13:4-7