Quando você tem a oportunidade de fazer uma reforma para renovar o quarto do seu filho pequeno, vale a pena investir um pouco de tempo pensando nos detalhes para garantir que o quarto fique bonito, funcional e possa ser usado por bastante tempo. Para obter todos esses benefícios, veja o pontos que não pode se esquecer de planejar.
1. Espaço para brincar
A menos que o seu filho tenha um segundo quarto de brinquedos, é importante que a reforma do quarto considere um espaço livre para circulação à vontade. Mesmo em quartos pequenos é possível deixar um pouco de espaço livre para que a criança possa brincar. Nesse caso, uma opção pode ser fazer uma beliche baixa com redes de segurança na qual a criança dorme na parte de cima e tem um espaço para brincar na parte de baixo, ou vice-versa.
2. Segurança
O mobiliário para quartos infantis é diferente do mobiliário para quartos de adulto. No quarto da criança os móveis devem ter cantos arredondados e os puxadores das portas e gavetas devem ser embutidos, evitando que se soltem. Além disso, pode ser interessante colocar pistões para que as portas e gavetas fechem lentamente, sem bater nos dedinhos. O peso dos móveis é igualmente importante, evitando que a criança suba em uma cômoda e o móvel caia sobre ela.
3. Móveis de acordo com a faixa etária
Na hora de projetar os móveis, pense também na idade atual do seu filho. Se ele for muito pequeno, vale a pena pensar em uma cama mais baixa, bem como em uma altura menor para uma escrivaninha e para as gavetas de brinquedos, estimulando a independência da criança ao alcançar tudo sem precisar de ajuda.
4. Escolha das cores
Alguns pais preferem que o quarto da criança tenha cores neutras por dois motivos: poder aproveitar revestimentos e móveis por mais tempo e proporcionar um ambiente mais tranquilo para a hora do sono. Outros gostam de quartos bem coloridos e estimulantes para a imaginação.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se que as cores devem harmonizar com a temática escolhida para a decoração, permitindo que o visual fique completo, mais interessante e interativo. E leve em consideração também o gosto e a personalidade do seu filho, se ele já tiver idade para opinar, pois assim você estará contribuindo para que ele se sinta mais confortável e à vontade no ambiente que foi feito para ele.
5. Iluminação
Quando você contrata um arquiteto ou um designer de interiores para desenhar um projeto de ambiente, você sempre vai receber a parte do projeto luminotécnico, dada a importância de uma boa iluminação em qualquer tipo de espaço.
No quarto da criança, um bom projeto de iluminação é importante por diferentes razões. A iluminação adequada complementa a decoração valorizando objetos e pontos de destaque, também é importante para que se tenha uma luz mais direta nos momentos estimulantes e uma luz mais suave, indireta, nos momentos de descanso.
A iluminação bem projetada deixa o quarto mais bonito, agradável e aconchegante, além de ajudar a economizar energia com diferentes intensidades de luz para cada momento.
Inspire-se com a decoração do quarto da Titi Gagliasso