O nome científico do aspargo samambaia é Asparagus setaceus, e essa planta é nativa da África. Tem esse nome popular de samambaia porque suas folhagens muito delicadas se parecem mesmo com uma samambaia.
Essa planta é trepadeira e também arbustiva, então pode se comportar dessas duas formas, dependendo de onde é plantada e como é conduzida. Suas folhas leves, delicadas e plumosas promovem um lindo visual onde estão plantadas.
Veja também: Dicas de cultivo do aspargo alfinete
Regas do aspargo samambaia
As regas dessa planta devem ser regulares, mas sem excesso. Se ela estiver no jardim, vai se virar sozinha depois de adulta, absorvendo apenas a água das chuvas.
Luminosidade
Essa é uma planta de meia sombra, ou seja, ela gosta de sol, mas não o dia inteiro. O ideal é colocá-la onde pode absorver luz direta do sol em algumas horas do dia. Se deixá-la totalmente na sombra, suas folhas vão amarelar.
Terra para plantio
Quando for escolher um vaso ou canteiro para o seu aspargo samambaia, opte por uma terra fértil, drenável e enriquecida com matéria orgânica.
Clima ideal
Embora seja uma planta africana, o que faz a gente pensar que ela gosta de muito calor, o aspargo samambaia se adapta bem ao frio subtropical. É uma planta delicada nas folhas, mas com uma estrutura bem forte para suportar o inverno com temperaturas bem baixas. Por períodos curtos, ela suporta estiagem e encharcamentos.
Podas do aspargo samambaia
É preciso tomar cuidado na hora de manusear e podar a planta, pois ela desenvolve espinhos como os das rosas em seus caules adultos.
Não deixe acumular uma poda, pois fica cada vez mais difícil de fazer, já que a planta cresce bastante, podendo atingir 3 metros, e cresce bem rápido também.
A poda pode ser de limpeza ou de condução para o que aspargo samambaia ocupe apenas o espaço que você deseja.
A planta enraíza muito, então, uma vez ao ano é recomendado fazer o replantio, seja em vaso ou no canteiro, aproveitando para remover folhas e galhos secos, e as raízes excessivas.
Reprodução
Para fazer mudas do aspargo samambaia, você nem precisa de muito esforço. Quando os frutos caírem na terra, vão brotar espontaneamente e com facilidade.
Mas, também pode fazer novas mudas com a divisão de touceiras, o que é bom fazer quando for replantar, pois já aproveita para separar a planta em mais partes (com raiz e tudo) e replantar cada parte em um vaso ou canteiro diferente.
Veja também: