O aspargo pluma faz jus ao seu nome popular, pois as folhagens dessa planta são plumosas e delicadas, muito bonitas para ter dentro ou fora de casa.
O nome científico dessa planta é Aspargus densiflorus “Myersii”, só que ela é mais chamada pelos nomes populares mesmo, como rabo-de-gato ou rabo-de-raposa. Veja como cuidar dessa planta para que ela esteja sempre saudável e bonita, embelezando seu jardim.
Veja também: Dicas de jardinagem antigas que ainda valem ouro
Características gerais do aspargo pluma
Existem diferentes tipos de Aspargus, que têm características semelhantes, mas com diferenças pontuais como no formato de crescimento dos caules e folhas, e a necessidade de iluminação.
No caso do aspargo pluma, suas folhas se formam em torno das hastes, ficando semelhantes a rabos. Quando ficam longas, se tornam lindas pendentes que podem atingir uns 60 centímetros, mas sem cair muito para baixo.
Solo para plantio
Quando for plantar ou replantar o seu aspargo pluma, escolha uma terra mais arenosa e leve, semelhante ao solo do habitat natural da planta, que é na África do Sul. Para preparar o vaso, misture areia, húmus e substrato para mudas em partes iguais, cobrindo bem a superfície com palhinhas protetoras para manter um pouco de umidade no solo.
Regas do aspargo pluma
Não precisa se preocupar em ficar regando seu aspargo pluma com frequência. Embaixo da terra, nas raízes, essa planta forma umas batatinhas que servem para armazenar água e nutrientes, principalmente nas épocas mais secas. Regue a planta somente depois de colocar o dedo alguns centímetros abaixo da terra e notar que está seco.
Luminosidade
Diferente de outros Aspargus, essa planta prefere sol pleno, então pode deixá-la em um local na sua casa ou jardim onde bate sol o dia todo.
Reprodução do aspargo pluma
Para fazer uma nova muda, escolha uma parte saudável e adulta da planta, com algumas folhas e umas batatinhas junto. Plante em um novo local e ela vai pegar rápido.
Se quiser, também pode remover toda a planta de um vaso que já pretendia trocar e fazer a divisão de touceiras, que é separar a planta em mais partes, preservando raízes e folhas em cada uma.
Escolha fazer isso depois que a planta já tiver dado flores e frutos, aí já aproveite para fazer uma poda de limpeza, removendo galhos e folhas secas.
Cuidado com os frutos tóxicos
Quando essa planta floresce, surgem lindas e delicadas flores brancas, bem pequenas. Depois dessa fase, vêm os frutos, que são bolinhas vermelhas muito bonitas, um destaque no visual da planta. O problema é que esses frutos são tóxicos, então, não deixe crianças e animais de estimação muito perto.
Veja também: