cuidados com o aspargo alfinete
Crédito: Wikimedia Commons

Aspargo alfinete: dicas de cultivo dessa linda planta pendente

Aprenda os cuidados básicos para ter com essa planta, que adora claridade

Publicidade

O aspargo alfinete é uma planta perene, que atinge de 40 a 60 centímetros de comprimento. Produz flores pequenas e brancas quase todo o ano, mas suas folhas são o que chamam mais a atenção por serem bem pequenas, finas e numerosas, criando um visual volumoso. Seu nome botânico é Asparagus densiflorus “Sprengeri”,  e é bastante usado nos jardins verticais. Veja quais são as principais dicas de cultivo para ter essa planta em casa.

Iluminação

Essa planta gosta de ficar à meia sombra ou sombra, mas precisa que ambiente tenha ótima claridade. Então, é o tipo de planta que pode deixar dentro de casa tranquilamente, desde que o cômodo escolhido tenha janelas e seja muito claro.

Veja também: Flores pendentes de sol

Regas

Crédito: Plants Live

O aspargo alfinete gosta que o seu substrato seja mantido sempre úmido, de forma equilibrada. Pode regar uma ou duas vezes por semana, quando notar que a parte superficial da terra está começando a secar. Cuidado para não regar demais e deixar a terra encharcada.

Podas

As podas são de desbaste caso queira controlar o crescimento da planta. É importante sempre remover as folhas amareladas e secas para que não atrapalhem o desenvolvimento do aspargo alfinete e ele continue sempre saudável e bonito.

Publicidade

Substrato e adubação

Crédito: North Caroline Extension Gardener

Uma terra rica em matéria orgânica, com um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca, é o ambiente em que o aspargo alfinete gosta de ficar plantado. A cada três ou quatro meses pode adicionar mais um pouco de substrato na terra para reforçar os nutrientes.

Propagação

Crédito: Etsy

Para fazer mudas, o jeito mais fácil e escolher uma planta adulta e saudável, que já esteja ocupando todo o vaso. Retire a planta do vaso, elimine o excesso de terra com cuidado para não machucar as raízes. Então divida o torrão em várias partes menores. Esse método de propagação se chama divisão de touceiras. Depois é só replantar cada parte separada em um novo vaso, com terra nova bem adubada e rica em matéria orgânica.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM