É chamada de ascaridíase uma doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, popularmente chamado de lombriga. No organismo ele pode chegar a menos 40 centímetros. Essa doença é bem comum, considerando que, somente no ano de 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou mais de 980 milhões de casos no mundo. O principal grupo de risco são as crianças em idade escolar.
Transmissão
A transmissão dessa verminose ocorre por meio do contato com seus ovos que são eliminados nas fezes da pessoa infectada. A transmissão, portanto, é considerada oral-fecal. O verme deposita seus ovos em regiões com pouco ou nenhum saneamento básico e as pessoas também podem ser infectadas quando não possuem uma boa higiene pessoal, pois dessa forma poderão infectar a água e os alimentos, transmitindo a doença para toda a família.
Sintomas
Quando os ovos da lombriga entram em contato com o organismo, no sistema gastrointestinal, a doença inicia seu ciclo. As larvas dos ovos entram na corrente sanguínea, passam pelos pulmões e voltam para o intestino delgado onde crescem até virarem adultas. Nesse ambiente, as fêmeas liberam mais de 200 mil ovos que são eliminados pelas fezes. Esse processo não gera sintomas em todos os casos, mas pode haver:
Dor na região abdominal
Por conta da presença de corpo estranhos no sistema gastrointestinal, conforme as larvas vão crescendo é comum que o paciente sinta dores na região abdominal, podendo também sentir náuseas com vômito.
Obstrução intestinal
Como as larvas estão localizadas no intestino, por onde saem as fezes, quando estão em grande quantidade elas obstruem a passagem de saída das fezes, causando dificuldade para defecar e inchaço abdominal, o que gera um grande desconforto. Nesse caso, quando a pessoa consegue defecar é comum terem vermes nas fezes.
Sintomas de pneumonia
Os sintomas semelhantes aos de uma pneumonia podem ocorrer quando a doença não é tratada e as larvas chegam aos pulmões. Esses sintomas são dor no peito, febre, tosse seca ou com catarro esverdeado e dificuldade para respirar.
Como prevenir?
Com base na transmissão da doença, a melhor forma de prevenir é mantendo uma boa higiene pessoal.
Quem mora em regiões com saneamento básico deficiente deve ferver a água antes de beber e lavar muito bem os alimentos, especialmente os vegetais, em uma solução com água e água sanitária própria para desinfecção de alimentos.
Também, todos em casa devem ter o hábito de lavarem muito bem as mãos depois de usarem o banheiro e antes de preparar a comida.
Tratamentos
Essa doença tem tratamento e tem cura, mas pode voltar, caso o paciente continue convivendo em ambiente com higiene deficiente ou caso alguns ovos tenham permanecido no organismo. Existem, basicamente, duas formas de tratar:
Medicamento antiparasitário
A primeira atitude a tomar quando o paciente é diagnosticado com ascaridíase é a administração de medicamentos que matam os parasitas e seus ovos. Esses medicamentos têm princípios ativos de Mebendazol, Ivermectina ou Albendazol.
Cirurgia de remoção
Em casos mais graves em que os parasitas estão causando muitos sintomas, obstruindo o intestino, causando inchaço, dor e deficiência da absorção de nutrientes, pode ser necessário realizar uma cirurgia de remoção dos vermes, mesmo fazendo o tratamento com a medicação.
Tratamento para a família
Ao detectar um caso de ascaridíase na família, todos os demais membros devem passar por exames e tomar uma medicação vermífuga para prevenir o problema.