Menu

África planta árvores para erguer a Grande Muralha Verde

Quando estiver pronta, a Grande Muralha Verde será a maior estrutura viva do planeta

Crédito: Reprodução

Publicidade

O Projeto Grande Muralha Verde é liderado pela União Africana e financiado pelo Banco Mundial, União Europeia e Nações Unidas. Lançado em 2007, o Projeto tem o propósito de reflorestar 247 milhões de acres de terra em todo o país para combater os efeitos das mudanças climáticas.

Essa Grande Muralha Verde começou a ser construída para impedir a expansão do Saara, plantando uma barreira de árvores de quase 8 mil quilômetros ao longo do seu extremo sul. Para esse grande trabalho, o esforço precisa ser conjunto, e há centenas de voluntários de várias partes do mundo engajados na causa.

Ao longo dos anos, os objetivos do Projeto foram se aprimorando, entendendo as necessidades das pessoas que mais sofrem com as mudanças climáticas. Então, começaram também a restaurar terras agrícolas arruinadas por décadas de uso excessivo. Assim, será possível prover alimentos, interromper conflitos e reduzir a migração.

Até o ano de 2030, quando o Projeto deverá estar concluído, espera-se que a terra restaurada absorva cerca de 250 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera.

Publicidade

Quando estiver pronta, a Grande Muralha Verde será a maior estrutura viva do planeta, três vezes o tamanho da Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, localizado na Austrália.

“Já se passou uma década e estamos com aproximadamente 15% em andamento, a iniciativa já está devolvendo vidas a paisagens degradadas na África em uma escala sem precedentes, fornecendo segurança alimentar, empregos e uma razão para ficar no país”. Conta a organização em seu site.

Veja também: Professor é premiado por recuperar escola dominada por traficantes

Sair da versão mobile