Menu

7 Árvores e plantas tropicais para fazer um jardim magnífico

Elas combinam entre si, se complementam e criam um cenário diversificado no seu jardim

Crédito: Freepik

Publicidade

As plantas tropicais são aquelas que se desenvolvem nas regiões dos trópicos e arredores. Não necessariamente são plantas de selvas, pântanos e florestas, pois também há regiões tropicais com desertos e montanhas. Portanto, a variedade de plantas para criar o seu jardim tropical em casa é bem grande.

Regiões dos trópicos

Se você for procurar por plantas tropicais para compor o seu jardim, não pense só nas plantas nativas do Brasil.

Os países do Trópico de Câncer são Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.

Os países do Trópico de Capricórnio são África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Botswana, Chile, Moçambique, Madagascar, Namíbia e Paraguai.

Publicidade

Árvores e plantas tropicais

Veja alguns exemplos de árvores e plantas tropicais, diferentes das que estão mais populares, para compor um jardim dentro ou fora de casa.

1. Mafurreira (Trichilia emetica)

Essa é uma árvore bem comum no sul de Moçambique e em Angola. Ela dá frutos comestíveis e tem folhas grandes e espessas que preenchem o seu jardim. Não precisa de sol pleno e é bom regar pelo menos uma vez por semana.

2. Candelabro africano (Euphorbia ammak)

Esse cacto, como o nome já diz, é nativo da África. Atinge uma altura de, pelo menos, 3 metros, gosta de sol pleno, solo fértil e com ótima drenagem. Tolera frio e estiagem, mas tenha cuidado com as crianças e animais, pois é uma planta espinhosa e com seiva tóxica.

3. Árvore-guarda-chuva (Schefflera amata)

Essa planta vem da Austrália, Indonésia, Nova Guiné, Java e Oceania. É uma árvore que, se tiver espaço, fica com mais de 12 metros, mas também se adapta a vasos grandes para interiores mais espaçosos. Gosta de clima úmido, pelo menos meio dia de sol, não gosta de ar-condicionado nem correntes fortes de ar.

Publicidade

4. Camedórea-elegante (Chamaedora elegans)

Essa planta parece uma palmeira, então traz ao seu jardim aquele visual clássico de floresta tropical brasileira, tanto que é nativa das Américas. Gosta de clima quente e úmido, pode ser cultivada no interior, desde que receba boa luminosidade. Não pode ficar sob sol pleno, pois suas folhas queimam.

5. Palmeira-rabo-de-peixe (Caryota mitis)

Essa palmeira cresce de 3 a 9 metros, dependendo do local de cultivo. Gosta de meia-sombra ou sombra com boa luminosidade, clima úmido e aceita variados tipos de solo, desde que sejam bem drenáveis.

6. Strelítzia (Strelitzia reginae)

Para adicionar flores maravilhosas ao seu jardim tropical no quintal, essa planta africana não pode faltar. Ela forma uma grande touceira com quase 2 metros de altura. Gosta de sol pleno, aceita a maioria dos solos, desde que tenham boa drenagem e sejam profundos. Suas flores surgem após o terceiro ano de plantio.

Publicidade

7. Gengibre-magnífico (Zingiber spectabile)

Essa planta tem origem na Malásia e pode chegar a 1,8 metro no seu jardim. Suas flores são exóticas e vão fazer um belo par com a strelítzia. Ela gosta de meia-sombra, solo fértil e úmido. Quando está em local de clima quente e umidade tropical, fica uma planta perene.

Crédito das imagens: Casa Abril/eColheitas

Sair da versão mobile