Menu

Árvore da felicidade: veja as dicas de cultivo dessa planta

Na superstição, quem ganha uma planta dessa também recebe sorte e alegria na vida

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

A árvore da felicidade é um arbusto que se apresenta em dois tipos: macho e fêmea. Elas são assim classificadas só por causa do formato das suas folhas. A fêmea tem folhas mais finas, enquanto o macho tem folhas mais largas. O nome botânico dessa planta é Polyscias sp., e ela tem esse nome popular por causa da crença que existe sobre a felicidade que a planta traz para a casa de quem a recebe de presente.

A árvore da felicidade tem caules lenhosos e finos

Essa planta possui um caule lenhoso, só que mais fino. Por causa disso, conforme ela vai crescendo pode precisar de um tutor, seja uma madeira ou ferro, para se apoiar e não ficar curvada. Quando está em boas condições de crescimento, pode chegar aos 2 metros de altura.

Luz

Para deixar a planta mais à vontade no ambiente, coloque-a onde tem meia sombra, pegando apenas uma luz filtrada. Ela não gosta de sombra o tempo todo, nem de sol direto sobre as folhas.

Rega

O solo umedecido é o ideal para a árvore da felicidade. Observe o substrato e coloque a mão sobre ele. Quando estiver começando a secar na parte superficial, pode regar até começar a sair água por baixo do vaso. Nos dias mais quentes e secos, tenha um borrifador com água para borrifar as folhas, sempre no comecinho da manhã.

Publicidade

Mistura de plantio

Pode usar uma mistura simples com duas partes de terra com uma parte de composto orgânico ou esterco curtido para fazer o plantio. Se a terra for muito argilosa, misture também um pouco de areia de construção para facilitar o enraizamento.

Adubação

Como a árvore da felicidade não costuma florescer no Brasil, o adubo para ela pode ser o mais comum e equilibrado, que é o 10-10-10. Se não quiser esse tipo de adubo, pode adicionar um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca umas duas ou três vezes ao ano.

Reprodução da árvore da felicidade

Para fazer novas mudas é bem simples. Escolha um galho da planta que esteja adulta e saudável, corte com uma tesoura de poda esterilizada e coloque esse galho na terra para enraizar. Faça uma rega, adube a terra e vá mantendo em local com meia sombra.

Crédito das imagens: Reprodução

Veja também: Como cultivar pedilanthus

Sair da versão mobile