Menu

15 Ideias de como ganhar dinheiro com artesanato

Se você tem gosto por artesanato, veja quais são as melhores variedades para fazer e ter uma renda extra

Crédito: Pixabay

Publicidade

O artesanato é a arte de fabricar objetos com as mãos, sem o uso de máquinas industriais. Sendo assim, a produção é pequena e o próprio artesão comercializa o que faz. Então, é uma tarefa que exige muita dedicação e amor, por isso é comum que o artesão transforme o seu hobby em um pequeno negócio. Se você gosta de artesanato, mas não sabe se o que quer fazer pode render, veja 15 ideias de como ganhar dinheiro com artesanato.

Ideias criativas para ganhar dinheiro com artesanato

De modo geral, independentemente do tipo de artesanato que escolher, se fizer muito bem-feito, vai conseguir vender. Também, é claro, precisa conhecer algumas técnicas de vendas físicas e online para atrair e manter seus clientes. Então, sabendo disso, veja as melhores ideias para ganhar dinheiro com artesanato atualmente.

1. Patchwork

Crédito: Viver de Artesanato

O patchwork é um trabalho manual, traduzido como “trabalho com retalho”. Usa-se também a máquina de costura, porque podem-se fazer peças grandes, como colchas de cama e cortinas, utilizando para isso retalhos e tecidos especiais. É um trabalho muito rentável, pois a variedade de produtos que se pode produzir é grande, tem um ótimo público.

2. Pátina

Crédito: Tua Casa

A pátina é uma técnica de pintura em móveis, paredes e objetos. Dentro dessa técnica há ramificações para conferir diferentes efeitos visuais às peças. Por exemplo, pode-se deixar os com aspecto envelhecido, desgastado, ou mais romântico, com brilho, para uma decoração rústica, escandinava ou mediterrânea.

Publicidade

Todos os tipos de objetos em madeira ou ferro podem receber essa técnica e você pode apenas aplicá-la na renovação dos móveis dos seus clientes, por exemplo. Assim não precisa de um alto investimento e oferece peças exclusivas, com maior valor agregado.

3. Cerâmica

Crédito: Studio Lab Decor

O trabalho com cerâmica exige uma habilidade mais profunda e o aparelho específico para o molde das peças. Com esse tipo de artesanato, você pode criar as tradicionais louças de barro, por exemplo.

Depois das peças secas, elas recebem um acabamento, tipo o esmaltado, e podem também receber pintura exclusiva e mosaicos em vidro ou espelho. Para ganhar dinheiro com artesanato desse tipo, só precisa pesquisar quais tipos de peças são mais procuradas na sua região.

4. Bijuterias

Crédito: Revista Marie Claire

Joias sempre vão ser um bom negócio. No caso das bijuterias, é uma forma de vender um produto de boa qualidade para quem não pode fazer um alto investimento. Os materiais que você pode usar são diversos, incluindo miçangas, pedrarias, conchas e materiais revestidos com pigmentos prateados e dourados.

Publicidade

O valor agregado para ganhar dinheiro com artesanato desse tipo vai depender exclusivamente da sua criatividade para fazer peças deslumbrantes e da qualidade dos materiais que utilizar.

5. Sabonetes e cosméticos artesanais

Crédito: Viver de Artesanato

Mais uma das melhores formas de ganhar dinheiro com artesanato é produzindo sabonetes e cosméticos à base de ingredientes naturais. É possível fazer sabonetes e óleos corporais de diversos formatos, aromas, cores e texturas. São um ótimo investimento para uso pessoal e para presentear, então é um trabalho bastante rentável se tiver o bom gosto para escolher os aromas e caprichar nos acabamentos.

6. Bordado

Crédito: WR Educacional

Há quem comece a fazer bordado apenas para passar o tempo ou para decorar as peças de casa, mas acaba também fazendo para presentear os amigos e quando vê os clientes aparecem. Então pode virar um bom negócio. Entre as formas de bordado à mão estão o bordado de pedrarias, vagonites, ponto russo, relevo e ponto livre.

Publicidade

7. Garrafas decoradas

Crédito: Tua Casa

Reutilizar garrafas para decorar e dar-lhes outras utilidades também pode ser uma forma de ganhar dinheiro com artesanato. Para isso, precisa de garrafas e também potes de vidro de diversos tamanhos e formatos, além de materiais decorativos, como fitas, barbantes, tintas, tecidos e outros. Essas garrafas estão sendo muito requisitadas para decoração de festas, então está aí um nicho que vale a pena investir.

8. Reciclagem

Crédito: Viver de Artesanato

As garrafas decoradas não deixam de ser um artesanato com reciclagem, mas aqui entram também outros materiais, como o trabalho com papelão, jornal, pneu, vidro, garrafas pet, caixotes de madeira e muito mais. É um trabalho de alto valor agregado, já que a sustentabilidade está em alta.

9. Velas artesanais

Crédito: Viver de Artesanato

Fazer velas artesanais é um tipo de atividade simples, que exige poucos materiais para começar. É um mercado em expansão, já que pode fazer velas para diferentes tipos de públicos e diversos modelos, aromáticas, coloridas e muito mais.

Publicidade

10. Crochê e tricô

Crédito: Viver de Artesanato

Essas duas artes manuais são as mais tradicionais, passando de geração em geração há séculos. Já nem são mais hábitos apenas das mulheres e o mercado para rentabilizar o crochê e o tricô está em constante expansão. Só precisa escolher os tipos de peças que mais gosta de fazer e caprichar nos modelos.

11. Artesanato em MDF

Crédito: Viver de Artesanato

O artesanato em MDF pode ser mais complexo se quiser produzir as caixas e cachepôs. Pode comprar os modelos prontos e atuar apenas na decoração, produzindo caixas decorativas para presentes e outras finalidades. São muito vendidas em lojas de presentes e floriculturas.

12. Artesanato com EVA

Crédito: Viver de Artesanato

O EVA é um material que se parece com folhas de cartolina, mas é mais grosso, meio emborrachado e bem flexível. Com ele é possível criar diversas peças decorativas e há um grande mercado para isso. O trabalho é realizado basicamente com recorte colagem e desenho, misturando o EVA com outros materiais.

Publicidade

13. Biscuit

Crédito: Viver de Artesanato

O biscuit também é uma técnica bem popular na qual utilizam-se massinhas especiais para modelar. Depois de prontas, elas secam e ficam resistentes, então criam-se peças como chaveiros, ímãs de geladeira, porta-joias, porta-retratos e diversos outros decorativos.

14. Fuxico

Crédito: Viver de Artesanato

O fuxico é uma pequena pecinha de tecido costurado formando um círculo franzido bem pequeno, como uma mini touca de banho. Nesse artesanato fazem-se diversas unidades de fuxico que depois são reunidas para formarem uma grande peça, como colchas, cobertas, fronhas, toalhas e afins. Pode inclusive juntar fuxico com patchwork, crochê e tricô.

15. Decoupage

Crédito: Viver de Artesanato

Por fim, a decoupage é o nome da técnica de decoração em MDF, quando utilizam-se tecidos, tintas, papel colorido, folhas douradas e outros elementos. Agregam-se as duas técnicas, de produção das caixas em MDF com a decoupage, para fazer peças exclusivas e ter uma ótima forma de ganhar dinheiro com artesanato.

Publicidade

Aprenda neste vídeo, como fazer pulseira de lã. É bem fácil:

Leave a Reply

Sair da versão mobile