O arroz paraense é um prato tradicional. Leva os ingredientes típicos de um arroz bem molhadinho e temperado, com muitos camarões, mas tem o diferencial do jambu, uma hortaliça amazônica, e do tucupi, um caldo amarelo extraído da raiz de mandioca. Então, quando quiser preparar esse prato clássico, escolha uma dessas receitas que vai ver a seguir.
Veja também: receitas divinas de camarão na moranga
Como fazer arroz paraense
O que não pode faltar na sua receita de arroz paraense é arroz, camarão, tucupi e jambu. No mais, os temperinhos são opcionais e variam conforme os sabores que já está habituado a usar no dia a dia. Veja opções com diferentes temperos para experimentar.
1. Receita simples
Se nunca fez essa receita, a melhor ideia para começar é com as opções de menos ingredientes. Nessa sugestão só leva o principal: arroz, camarão, jambu, tucupi e sal. Os demais temperos, se quiser usar, é só ir colocando a gosto, como uma pimentinha-de-cheiro para dar um toque ardido típico.
Veja como fazer: arroz com receita simples
2. Arroz com camarão bem temperado
Depois da versão simples, uma mais laborada é o próximo para chegar ao arroz paraense perfeito. Essa opção é feita com alho, alfavaca, cebola, cheiro-verde, chicória, curry, pimenta-de-cheiro, pimenta preta, azeite, sal e tucupi, sem esquecer dos camarões e do arroz.
3. Arroz fácil e delicioso
Essa versão é intermediária às duas anteriores. Leva menos ingredientes que a segunda, só que tem mais temperos do que a primeira. Leva camarão, alho, cebola, tomate, cheiro-verde, jambu sem as flores amarelinhas para dar adormecer tanto a boca, tucupi e o caldo do cozido de cabeça de camarão para cozinhar o arroz.
4. Arroz colorido
Também muito simples, essa receita fica bem coloridinha e temperada, mas com sabor mais suave. Os temperos picadinhos são de cebola, pimentão e tomate, que já deixa o arroz mais colorido e apetitoso, valorizando o sabor dos camarões. Ótima pedida para um almoço simples no dia a dia com sabor típico.
5. Com coentro
O coentro faz bastante diferença no aroma e sabor do prato porque é uma folhinha verde bem marcante. Então, se ainda não é acostumado com o sabor, precisa ir colocando aos poucos e testando o paladar. Ele combina muito bem com o sabor do camarão e dos demais ingredientes desse prato que são os básicos.
Sirva no fim de semana: receita com coentro
6. Com peixe
Essa versão do arroz paraense é ainda mais completa para quando quiser surpreender à mesa. O prato leva, além do camarão, filé de pescada, mel, cream cheese, gengibre e tempero pronto. Os demais ingredientes são os mais comuns desse prato. Ele fica mais cremoso e tem um toque agridoce especial.
Veja também: 3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz