Comer arroz com feijão faz parte da rotina dos brasileiros em qualquer região do país. Esses dois alimentos são produzidos em abundância na agricultura nacional, então são bem baratos, encontram-se até nos mercadinhos de bairro, além de ser uma combinação bem saciante e saborosa. Mas será que arroz e feijão engorda? Como comer para não engodar? Veja agora.
Veja também: frutas que engordam para comer com moderação
Arroz e feijão engorda, sim ou não?
Para entender melhor se arroz e feijão engorda, considerando que eles sejam comidos juntos no prato, entenda um pouco sobre as propriedades de cada um separadamente.
O arroz é um carboidrato que é um dos macronutrientes essenciais na alimentação diária. Comer carboidrato engorda se você come em excesso e não gasta a energia que ele fornece na forma de atividade física. Além do mais é preciso considerar o tipo de arroz.
Por exemplo, o arroz integral tem muito mais fibras do que o arroz branco, além de conter mais vitaminas e minerais também. Sendo assim, ele é um carboidrato de digestão mais lenta, que vai manter o organismo saciado por mais tempo, sem precisar comer muito. Então, é uma escolha mais sábia para quem deseja emagrecer.
Quanto ao feijão, ele também contém uma dose de carboidratos na composição, além de ser rico em proteínas que também são macronutrientes essenciais para a manutenção diária do organismo. Então é mais uma boa escolha para quem deseja emagrecer.
Sendo assim, de modo geral, para dizer se essa mistura engorda é preciso considerar a forma de preparo, a quantidade ingerida e o horário de ingestão. Comer arroz e feijão não engorda se você seguir essas dicas:
- Prefira o arroz integral ao branco;
- Tempere o arroz com temperos naturais e pouco ou nenhum óleo;
- Prepare o feijão sem carnes gordas, como as de porco e os embutidos;
- Use temperos naturais, como caldo caseiro, sal marinho, cominho, louro, cheiro-verde e pimenta;
- Coma uma porção pequena de cada um deles no mesmo prato;
- Coma essa combinação apenas no almoço, nunca no jantar, pois a energia fornecida para o corpo por esses alimentos não será gasta à noite, ficando acumulada em forma de gordura;
- Junto com o arroz e feijão coma bastante salada, também pode adicionar um ovo cozido e uma carne magra. Evite misturar outros carboidratos, como batatas e farofa.
Cardápio semanal simples com arroz e feijão
Agora que você já sabe que não engorda, desde que consuma conforme as dicas acima. Além disso, lembre-se de colocar no prato a quantidade adequada de arroz e feijão que é, em média, 2 colheres de sopa de arroz para 1 colher de sopa de feijão.
Essa quantidade é uma média, mas cada pessoa tem necessidades específicas para conseguir emagrecer, portanto, a melhor ideia é consultar um nutricionista para elaborar um cardápio sob medida. Agora, veja algumas formas simples de comer arroz e feijão durante os almoços da semana:
Segunda-feira
Arroz integral + feijão preto simples sem carnes + salada crua à vontade + 1 bife de frango grelhado
Terça-feira
Arroz integral com cenoura picada + feijão vermelho simples sem carnes gordas + ovo cozido + salada à vontade
Quarta-feira
Arroz com tempero verde + feijão carioquinha com cenoura e chuchu + ovo frito na água + salada verde à vontade
Quinta-feira
Arroz com cenoura e vagem + feijão com temperos naturais + vegetais refogados (menos tubérculos) + 1 bife bovino grelhado
Sexta-feira
Arroz com açafrão + feijão simples sem carnes + salada mista + filé de peixe grelhado
Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar
E mais: 3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz