Sabia que dá para fazer arroz doce sem leite condensado? É fácil, simples e fica com o tradicional sabor a infância, da mesma forma. Inclusive, tem quem prefira, por ficar menos doce e enjoativo. Você precisa conhecer essas receitas para experimentar em casa. Com certeza vai adorar!
Como fazer arroz doce sem leite condensado: 10 receitas
Você pode substituir e fazer com outros ingredientes. Basta usar a criatividade! Além de ficar mais leve, você poderá experimentar outras variedades saborosas. Confira quais são as melhores e escolha a sua favorita (ou várias):
1. Tradicional e simples
Essa receita de arroz doce sem leite condensado é básica, para fazer quando surge o desejo por um sabor mais simples e puro. Com gostinho de infância, leva arroz, leite, água, açúcar e condimentos, como a canela e o cravo-da-Índia. É o mais surpreendente é que fica cremoso, exatamente como nas outras receitas!
Anote: a receita completa e como preparar
2. Da Maria João (portuguesa)
A atriz Maria João contou a receita tradicional da sua terra e família. De acordo com ela, além de ser um doce muito famosos, sua mãe sempre fazia para os encontros familiares. Aprenda a preparar essa versão, que leva ingredientes básicos como arroz, ovo, leite, açúcar, manteiga, limão e canela.
Aprenda: como fazer a versão portuguesa
3. Com caramelo
Essa receita é um pouco mais elaborada, pois depois de cozinhar e escorrer o arroz, você vai ter que preparar um caramelo, misturando os outros ingredientes cuidadosamente para não perder o ponto, açucarar ou queimar. Mas é só seguir a receita que vai dar tudo certo. E lembre-se, o arroz pode ser o comum e as natas são creme de leite comum (sem soro) ou o fresco.
Prove: a versão com caramelo que é deliciosa
4. De doce de leite com coco
Teria como ficar bom ou melhor do que já é? Basta fazer arroz doce com doce de leite (e coco ralado) para ver que sim! Super cremoso, com uma cor diferenciada e que agrada a muitos; a receita de arroz doce sem leite condensado é bem simples, levando os ingredientes.
Faça: em casa e comprove como é deliciosa
5. Integral
Teste essa versão com arroz integral que é mais saudável, que além de deliciosa e macia, também é rica em fibras e nutrientes. Ajudam a manter o seu corpo em perfeito funcionamento. Além do arroz, leva também água, leite em pó, condimentos e açúcar mascavo – que pode ser substituído pelo seu adoçante culinário favorito.
Comprove: como essa receita é especial e deliciosa
6. Light
Essa receita é para quem não pode ingerir muita gordura, utilizando o leite de coco, leite e margarina light. Além disso, não usa açúcar e sim adoçante em pó forno e fogão, com um toque de laranja, cravo e canela. Aproveite para conhecer opções de café da manhã light e saboroso para completar as refeições do seu dia, sem perder o foco na alimentação saudável.
Inspire-se: e faça uma sobremesa leve e saborosa
7. Com cremogema
Essa versão é feita com o cremogema tradicional, de baunilha, deixando o seu arroz doce saboroso e muito cremoso. E para quem não conhece, esse ingrediente é uma tipo de maisena, com nutrientes e vitaminas. Muito indicado para crianças. No mais, somente os ingredientes tradicionais, como o cravo e a canela, açúcar, leite e é claro, o arroz.
Como fazer: a receita que leva cremogema
8. Com amêndoas
Um pouco mais elaborada e extremamente aromática, essa receita de arroz doce sem leite condensado leva água de flor de laranjeira, que dá um sabor especial de comida da vovó. Já as amêndoas torradas, uma textura diferenciada para o doce.
Saboreie: a deliciosa versão com sabores de laranja e canela
9. Com rapadura
Essa receita para lá de mineira, leva em sua composição a rapadura, agregando muitos nutrientes. Já como opcional, para contrastar, queijo minas ralado. O que você acha dessa combinação? Fácil de fazer, ela vai ser um sucesso na sua mesa.
Compartilhe: essa receita mineira de arroz doce com rapadura
10. Vegano (leite de coco, gengibre e laranja)
Quer fazer algo totalmente diferente? Então aposte nessa receita de arroz doce sem leite condensado, que leva leite de coco, gengibre moído, raspas e suco de laranja, canela em pó, baunilha e melado. Não teria como ficar melhor, não é verdade?
Experimente: a versão vegana com ingredientes especiais