Não é só para uma saladinha simples que serve a couve-flor. Se usar a criatividade também poderá fazer receitas em que ela é o ingrediente principal, como no caso do arroz de couve-flor. Apesar do nome, esse prato não leva arroz. É a própria couve-flor que o substitui e resulta em uma delícia low carb para quem está querendo emagrecer de forma saudável.
Se é o seu caso, ou se apenas deseja incluir novos pratos, cheios de sabor e saúde à mesa, veja quais são os benefícios da couve-flor e como fazer o arroz de couve-flor em casa.
Benefícios da couve-flor para a saúde e o emagrecimento
A couve-flor é uma hortaliça que possui em média 85% de água na sua composição. É pobre em carboidratos e gorduras, o que faz dela uma ótima opção de alimento para incluir em uma dieta low carb. Além disso, é rica fonte de antioxidantes e de minerais essenciais para a saúde. Veja seus principais benefícios:
Possui ação anticancerígena
A couve-flor possui um composto chamado sulforafano que, em diversas pesquisas científicas, apresentou resultados positivos ao bloquear a proliferação de células do câncer. Para potencializar esse feito é recomendado consumir junto com o açafrão. Porém vale lembrar que não é um método preventivo que funciona sozinho, nem substitui a consulta ao médico.
Melhora o funcionamento do sistema gastrointestinal
O mesmo componente da couve-flor que ajuda a prevenir o câncer, o sulforafano, também ajuda a eliminar um ataque pela bactéria H. Pylori. Além disso, suas fibras melhoram o funcionamento do trânsito intestinal e protegem a parede do estômago.
Atua como desintoxicante e antioxidante
Uma substância da couve-flor chamada glucosinolato ajuda a ativar as enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo. Esse processo é muito importante também para quem está em processo de emagrecimento. Além disso, ela possui fontes de antioxidantes, que trabalham pela renovação das células de todo o corpo, promovendo o rejuvenescimento.
Promove a boa saúde das funções cerebrais
Uma vitamina essencial para as funções cerebrais é a B, e a couve-flor pode fornecê-la. Mais especificamente a vitamina B denominada colina, que ajuda a melhorar as funções cognitivas, inclusive nos fetos, quando esse alimento é consumido pela mãe.
Melhora a saúde cardíaca
Voltando a falar do sulforafano, essa substância oferece benefícios também para o melhor funcionamento das artérias do corpo. Isso significa que, com artérias sadias, o sangue é melhor bombeado, e o coração também é beneficiado com mais saúde.
Possui propriedade anti-inflamatória
O anti-inflamatório que compõe a couve-flor é o chamado indol-3carbinol, que atua na prevenção e no alívio de sintomas de doenças inflamatórias, como a artrite. Ela deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada e junto com o tratamento médico.
Receita de arroz de couve-flor
Agora que você já conhece muitos benefícios da couve-flor para a saúde e dentro de uma dieta low carb para emagrecer, está na hora de aprender uma receita especial de arroz de couve-flor.
Ele fica parecido com o arroz integral e pode substituir o arroz comum algumas vezes na semana. É ótimo para comer na janta com um filezinho de frango e com uma salada fresca. Converse com seu nutricionista e veja qual é a quantidade que deve consumir.
Ingredientes
- Couve-flor: 1 cabeça pequena;
- Cebola ralada: 2 colheres de sopa;
- Óleo de coco ou azeite de oliva: 1 colher de sobremesa;
- Sal: 1 pitada.
Modo de preparo
1. Comece higienizando muito bem a couve-flor. Pode deixar de molho em uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de vinagre ou água sanitária. Depois enxágue muito bem.
2. Em seguida, coloque a couve-flor em pedaços menores dentro do processador ou do liquidificador e vá batendo aos poucos para que ela se desfaça e fique moída, mas soltinha. Também pode ralar no ralo grosso do ralador caso não tenha esses aparelhos.
3. Em seguida, leve ao fogo uma panela com o óleo de coco ou azeite e coloque a cebola para ficar transparente.
4. Adicione a couve ralada e deixe refogar, mexendo de vez em quando e sem água. Quando perceber que está macia, mas al dente, acerte o sal e está pronto para servir. É ainda mais fácil do que fazer arroz comum.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Dica de receita bônus: couve-flor recheada ao forno
Agora, se você quiser oferecer um prato diferente aos seus convidados, sem se preocupar muito com as calorias, com certeza vai gostar dessa receita de couve-flor recheada com queijo e presunto, gratinada no forno:
Veja também: 3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz