Menu

Arritmia cardíaca: causas, sintomas e tratamentos

Conheça quais são e saiba interpretar os sinais do seu corpo para identificar se pode ter algum problema de coração

Crédito: Freepik

Publicidade

Quase todo o mundo já passou por momentos de estresse em que sentiu que o coração ia saltar pela boca. Até aí, tudo normal. Porém, se você sente muito cansaço sem fazer qualquer exercício ou trabalho pesado, seu coração rapidamente acelera e você sente um aperto no peito durante alguns minutos, informe-se mais sobre a arritmia cardíaca.

Se sentir dores no peito durante alguns minutos e vê um padrão nesses sintomas durante a semana, você deve ir no médico fazer exames porque pode estar sofrendo de arritmia. Essa doença é caracterizada por alterações elétricas que causam batimentos irregulares do coração, ou seja, fora do ritmo, seja acelerando ou diminuindo sem motivo aparente, causando dor no peito.

Veja também: tipos de infarto do miocárdio

Tipos

De modo geral, há dois tipos de arritmia. Quando o ritmo cardíaco fica muito forte ela é chamada de taquicardia. Quando é demasiado lento é chamado de bradicardia.

Na maioria dos casos, os ataques são mais incômodos que prejudiciais, mas também existe o tipo em que o coração pulsa de forma irregular, chamado de descompasso, que é o mais perigoso, podendo levar à morte súbita cardíaca.

Publicidade

Em resumo, todas as pessoas em que o ataques ocorrem com frequência devem ir no seu médico cardiologista imediatamente e com regularidade para acompanhamento periódico da condição de saúde do coração.

Sintomas

Crédito: Freepik

Em muitos casos a arritmia cardíaca não apresenta sintomas, fazendo com que seja uma doença silenciosa perigosa. Mas as pessoas que têm sintomas, podem seguir os seguintes:

Dores de cabeça

As dores de cabeça podem ser um sinal de arritmia. Sempre que o seu coração sente algum problema no funcionamento geral do corpo, ele pode criar uma dor de cabeça em você.

Se você conseguir identificar uma relação entre as dores de cabeça e o seu batimento cardíaco, seja ele rápido ou lento, deve consultar o seu médico.

Publicidade

Batimento cardíaco anormal

Um batimento cardíaco anormal é o sintoma mais evidente de arritmia, aliás, o principal, quando ocorre de forma frequente, sendo que o normal é nunca ocorrer.

Esse é o primeiro sintoma da doença, especialmente nas crianças. Muitas vezes, os mais novos se queixam que o seu coração está saltando e, quando isso acontece, essa arritmia rápida (taquicardia) que se desenvolve nas artérias do coração, provoca uma vibração muito rápida e eletrizante.

Essa vibração pode não causar dor e as crianças podem apenas sentir isso durante o episódio de arritmia. De qualquer forma, clarifique os sintomas junto de um médico especialista.

Publicidade

Desmaios

Uma pessoa pode desmaiar devido a problemas cardíacos, como no caso de arritmia. Os sintomas variam, mas vulgarmente os pacientes relatam aumento da temperatura corporal, transpiração excessiva e ansiedade, que culminam em tonturas fortes ou desmaios.

Ansiedade

A arritmia não está ligada a estados emocionais nervosos ou problemas mentais graves. Mas a ansiedade pode facilmente ocorrer durante um episódio de arritmia ou, então, ela pode desencadear estados de ansiedade em quem já é predisposto a esses problemas.

Transpiração excessiva

Este é outro dos sintomas mais comuns nas pessoas que sofrem de problemas cardíacos: suor excessivo. A pulsação aumenta e o paciente fica imediatamente nervoso e ansioso, começando a suar rapidamente. Caso isso aconteça, sente-se perto de um ventilador, tome um pouco de água e tente relaxar. Certamente, quando você começar a relaxar, o seu ritmo cardíaco vai regularizar. De qualquer forma, visite o seu médico.

Publicidade

Falta de ar

É comum sentir falta de ar quando está sofrendo de arritmia cardíaca. Essa falta de ar não é igual à falta de ar que acontece quando, por exemplo, pratica exercício. A falta de ar pode surgir de repente, quando você está sentado, sem fazer esforço físico.

Dor no peito

As dores no peito, muitas vezes, causam mais preocupação do que deveriam, mas elas são um sintoma forte de arritmia.

Normalmente, esse é um dos primeiros sinais da doença junto com o batimentos cardíaco fora do ritmo, porque provoca um alerta automático no paciente. A dor pode ser rápida e aguda, se repetindo várias vezes. Se sentir dores fortes e com frequência no peito, converse com seu médico.

Publicidade

Tonturas

A arritmia também pode provocar tonturas. Elas podem ser temporárias e diminuir em poucos minutos, depois do paciente sentar, comer alguma coisa e relaxar. Se as tonturas acontecerem excessivamente, pode ser outra doença que está causando o problema.

O que causa a arritmia cardíaca?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, a maior parte dos casos ocorre em decorrência de outros problemas cardíacos que a pessoa já tinha, bem como por um infarto anterior, cirurgia ou insuficiência cardíaca. Também há maior risco de ocorrer em pessoas com histórico familiar de doença cardíaca. Mas a arritmia pode acontecer com qualquer pessoa, desde recém-nascidos a idosos.

Tratamentos

Crédito: Freepik

A arritmia cardíaca tem cura, dependendo do caso. Para identificar o problema, o médico cardiologista irá fazer uma série de perguntas ao paciente relacionadas ao seu histórico familiar de doenças, o histórico da própria saúde e os hábitos de vida. Também irá solicitar exames cardíacos, como o eletrocardiograma e ecocardiograma.

Publicidade

Existem casos de pacientes cujo tratamento passa apenas por uma mudança de estilo de vida, no entanto, outros requerem uma intervenção mais séria, precisando de medicação e até de cirurgia para colocação de um marcapasso ou implante de desfibrilador interno.

O tipo de tratamento vai depender da gravidade de cada caso, da idade e do estilo de vida do paciente. O importante é buscar tratamento e acompanhamento, pois se não der a devida atenção, o problema poderá terminar em parada cardíaca, doenças do coração ou morte súbita.

Leave a Reply

Sair da versão mobile