Após 2 meses, Arlindo Cruz consegue sentar pela primeira vez

Internado desde o dia 17 de março, o sambista já deve ter alta do CTI e a previsão é que, com o tempo, ele apresente melhoras significativas

Publicidade

A informação foi dado pelo filho de Arlindo Cruz, Arlindinho. Segundo este, na segunda-feira, 22 de maio, o canto conseguiu sentar-se pelas primeira vez desde que foi internado na Casa de Saúde  São José, após sofrer um AVC hemorrágico, no dia 17 de março desse ano.

Segundo Arlindinho, a família está agora aguardando para que Arlindo Cruz saia do CTI e seja transferido para a semi-intesiva (unidade destinada a pacientes que precisam de cuidados intensivos, mas sem a necessidade de monitoramento constante).

Arlindinho afirmou ao site G1 o pai responde bem ao tratamento e estímulos, com movimentos simples, como piscada de olhos, apertos na mão e mexidas do pé. A esperança agora é que a fisioterapia consiga recuperar os movimentos e a sensibilidade perdida com o acidente.

Entenda mais sobre o AVC

O tipo mais comum desse acidente é o AVC isquêmico, no qual um coágulo interrompe a passagem de sangue da artéria até o cérebro. As causas podem ser:

Publicidade
  • Trombose cerebral: o coágulo é formado em uma artéria que leva o sangue diretamente para o cérebro.
  • Embolia cerebral: quando o coágulo ou bolha de gordura são formados em um vaso sanguíneo em qualquer parte do corpo, e é transportado na corrente sanguínea até o cérebro.

O segundo tipo de AVC acontece na forma de uma derrame. O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, conhecido ainda como derrame cerebral hemorrágico, ocorre quando um vaso localizado no cérebro se rompe, causando um sangramento em alguma parte do sistema nervoso. As causas podem ser:

  • Hemorragia intracerebral: um vaso sanguíneo rompe-se dentro do cérebro.
  • Hemorragia subacnóidea: um vaso sanguíneo na parte mais superficial do cérebro rompe-se e o sangue “invade” a parte compreendida entre o cérebro e o crânio (conhecido como “espaço subacnóide”).

Sinais mais comuns do AVC

  • Boca anormalmente torta, na hora de dar um sorriso, por exemplo
  • Incapacidade de movimentar membros superiores e/ou inferiores
  • Voz arrastada

O Acidente Vascular Cerebral é algo muito sério e, ao menor sinal do mesmo, é preciso procurar um médico urgentemente. Aprenda aqui como identificar se alguém está sofrendo um AVC:

Fonte: G1

PODE GOSTAR TAMBÉM