O araticum é uma fruta originária do Cerrado brasileiro, é carnuda e pode chegar a pesar dois quilos. Seu nome científico é annona crassiflora e ela é conhecida por vários nomes além de araticum, como ata, pinha, marolo, pinha do cerrado e pasmada. A árvore da fruta é encontrada em vários estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Benefícios para a saúde
Fruta rica em nutrientes, apresenta quantidades iguais ou superiores de vitaminas B1 e B2 em frutas que são consideradas boas fontes dessas vitaminas. Também é rica em antioxidantes, que é um forte aliado em prevenir doenças degenerativas.
É boa para a saúde da gestante
Durante a gravidez, comer a fruta traz muitos benefícios graças as suas vitaminas e minerais. Ajuda no desenvolvimento do feto e melhora a saúde do bebê. O consumo também pode diminuir os riscos de abortos, amenizar as dores do parto, combater o enjoo e ajudar na produção de leite materno.
Melhora o funcionamento do intestino
O araticum é rico em fibras que ajudam a regular o intestino e a eliminar toxinas. Quando consumido com frequência, a fruta mantém o intestino funcionando regularmente e evita que ocorra a prisão de ventre.
Previne a anemia
Como a fruta contém uma grande quantidade de ferro e vitamina C, é um grande aliado na prevenção da anemia. A anemia é muito comum atualmente, devido a má alimentação e à falta de nutrientes.
Combate doenças respiratórias
Por ser rico em vitamina B6, ajuda no combate e na prevenção das doenças respiratórias como asma e bronquite. Para isso basta comer a fruta regularmente, que ela vai ajudar a diminuir a inflamação dos brônquios e prevenir que aconteçam ataques de asma.
Auxilia na perda de peso
Perder peso é um processo difícil para muitas pessoas, mas essa fruta pode ajudar no processo. Por possuir um baixo índice de calorias, é uma ótima fonte de energia com pouca gordura, e como contém muitas fibras, ajuda a manter o intestino funcionando e controla a fome.
Como consumir
Ele pode ser desfrutado in natura ou através de receitas. Com ele pode ser feito sorvetes caseiros, bolos, sucos, geleias, licores, recheios de doces, compotas, biscoitos, mousses e brigadeiros.
Contraindicações e cuidados a ter
Não existe nenhuma contraindicação para consumi-lo. Porém, como tudo na vida e principalmente na alimentação, equilíbrio é fundamental e a chave para uma vida saudável, então não exagere na quantidade da fruta.