O risole de carne é um dos vários salgadinhos de festa que estão presentes nas mesas de todo tipo de confraternização. Como eles são fáceis de preparar e práticos de comer, acabam sendo o prato principal em pequenas reuniões. Você pode fazer o risole para fritar na hora ou para congelar. Também pode variar os ingredientes do recheio de carne adicionando mais sabores conforme o seu gosto. Veja essas sugestões de receitas e delicie-se.
Veja também: receita de croquete de milho
Como fazer risole de carne
O risole é feito com uma massa simples, a mesma usada para fazer coxinha. Ela pode ser alterada substituindo, por exemplo, o leite por caldo de legumes diluído em água ou também o trigo comum por uma farinha especial e sem glúten, veja todas essas opções a seguir.
1. Risole simples
Essa é uma receita bem tradicional feita com a massa de risoles que é mais pesadinha e bem consistente. A massa leva leite, água, margarina, sal e trigo e precisa ser bem trabalhada para ficar lisa e homogênea. Para o recheio você vai usar carne moída, azeite, cebola, tomate, cheiro-verde e sal, além dos ingredientes para empanar e fritar.
Faça para petiscar em família: receita de risole simples
2. Risole simples com diferenciais
Nessa versão os risoles também são recheados com carne moída e a massa é a tradicional, mas com pequenos diferenciais para que você tenha opções a escolher. Nessa massa vai um pouco de orégano e caldo de carne. No recheio também vai orégano, além de pimenta e um toque especial de suco de limão. Veja o passo a passo no vídeo:
3. Carne seca com requeijão
Essa é uma sugestão para variar o sabor da carne moída. A carne seca fica deliciosa sozinha e ainda melhor quando combinada com o requeijão que deixa o recheio mais cremoso. Além desses dois ingredientes principais, o recheio também leva manteiga, alho, cebola, tomate, sal e cheiro-verde.
Veja como fazer a massa: salgadinho de carne seca com requeijão
4. Com massa de abóbora e recheio de carne seca
Essa versão também leva a carne seca no recheio, que é bem simples, apenas com a carne, óleo, cebola, alho e salsinha. O diferencial está na massa que, além dos ingredientes comuns, também leva purê de abóbora. A cor e o sabor dos risoles ficam especiais, vale a pena experimentar.
Faça para congelar: receita com massa de abóbora
5. Massa de batata
Na ausência da abóbora você também pode usar batatas inglesas para fazer a massa dos risoles. A ideia é deixar a massa mais macia e saborosa e o jeito de fazer é bem simples. Só o que vai fazer de diferente é um purê de batatas para juntar à massa na hora do preparo. Confira no vídeo os detalhes:
6. Carne moída com azeitonas
Poucos ingredientes e muito sabor é o resultado dessa receita para fazer em casa de manhã e saborear na tarde de sábado quando for receber amigos ou resolver sentar na frente da televisão para relaxar. Nessa receita a massa é a básica com trigo, sal, margarina e leite. O recheio leva carne moída, azeitonas picadas, sal, alho, cebola, tomate e cheiro-verde.
Para uma tarde mais gostosa: risoles com azeitonas
7. Risole de carne com massa sem glúten
Para quem não quer ou não pode comer farinha de trigo comum, também tem uma deliciosa sugestão de massa sem glúten para o risoles com recheio de carne moída. Essa massa é feita com leite ou caldo de legumes, manteiga, sal e farinha de arroz. Não tem segredo e vale a pena ter uma nova opção mesmo se você puder comer glúten, mas para quando receber convidados que não podem.
Uma nova e deliciosa sugestão: risoles sem glúten