Saber perdoar e como ser perdoado é muito bonito, mas na prática pode ser difícil, pois exige o reconhecimento do erro, o desenvolvimento da empatia e o equilíbrio do ego.
Apesar de tudo isso, praticar o perdão é libertador e sentir que foi perdoado é um grande alívio.
Então, vale a pena aprender algumas dicas para perdoar e ser perdoado, e praticá-las no dia a dia até se acostumar.
Veja também: Os 7 benefícios do perdão!
1. Ser capaz de perdoar e pedir perdão não é uma fraqueza
Muita gente acredita que perdoar os outros ou pedir perdão é dar o braço a torcer, demonstra uma fraqueza de caráter. Mas, é justamente o contrário. Saber perdoar – e ser capaz de conseguir pedir o perdão de alguém –, demonstra firmeza de caráter, maturidade emocional, resiliência e disposição para evoluir.
2. Toda história sempre tem dois lados
Quando ocorre uma desavença, cada uma das partes tem seus motivos para achar que está com a razão. Mas, toda história tem dois lados e você precisa saber analisar o lado do outro também.
Cada pessoa tem as próprias deficiências e dificuldades, e carrega uma visão particular de mundo.
Então, se quiser perdoar ou ser perdoado, faça um esforço para compreender que nem sempre você é quem está certo ou, até mesmo, que nem sempre vale a pena ficar com a razão, quando existe um bem maior em jogo.
3. Errar é humano
Claro que tem limites, mas todo mundo erra e merece o perdão. Faça isso quando se sentir preparado, pois o perdão deve ser verdadeiro, nunca fingimento. O que importa é procurar sempre o aprimoramento pessoal e evitar cometer o mesmo erro duas vezes.
4. Perdoe-se primeiro, peça perdão depois
Se você não conseguir desculpar a si mesmo por certas atitudes que tomou, continuará com dificuldade de perdoar outra pessoa ou de pedir perdão a ela, pois não se sentirá mais tranquilo com isso. Comprometa-se consigo para ser capaz de se comprometer com o outro e não repetir o erro.
5. Sinceridade em primeiro lugar
Não invente desculpas na hora de pedir perdão a alguém, pois só vai piorar a situação. Assuma que errou, fale abertamente sobre o erro, mesmo que sinta vergonha. Na hora de perdoar, vale a mesma dica. Aproveite o momento para deixar claro o motivo de você ter se magoado ou ressentido com a pessoa. A sinceridade é meio caminho andado para o perdão verdadeiro.
Veja também: Conheça as poderosas orações do perdão