Muitas mulheres, quando atingem a maturidade sexual, começam a planejar o momento ideal para ser mãe e, junto com esse planejamento, chegam as dúvidas sobre qual o melhor momento para tentar engravidar.
O que é preciso saber
Antes de mais nada, a informação que toda mulher que pretende engravidar precisa saber é: o ideal é que as relações sexuais ocorram o mais próximo possível do seu período de ovulação, ou seja, aquele período em que o óvulo está sendo liberado pelo ovário.
Enquanto os espermatozoides podem permanecer por até uma semana dentro do organismo da mulher, os óvulos só possuem vida fertilizável entre 12 e 24 horas, o que torna a “janela fértil” da mulher um período de seis dias.
Na verdade não é fácil saber o momento exato da ovulação. Algumas mulheres sentem dores abaixo do ventre e até sabem qual ovário está em funcionamento, mas a maioria delas não sabe, pelo menos não exatamente, quando vai ovular.
Para aumentar as chances de engravidar nesse período, o melhor momento para o sexo, é seis dias antes da ovulação, pois assim tem-se a certeza de a espermatozoides saudáveis dentro de você.
A ovulação pode variar mês a mês e depende do ciclo menstrual de cada mulher. Por isso, especialistas recomendam que o casal faça sexo pelo menos a cada dois dias durante todo o mês, ao invés que concentrar os esforços apenas no suposto período de ovulação.
Como saber se você está ovulando?
- No período de ovulação é possível perceber um aumento do desejo sexual;
- A maioria das mulheres sente um desconforto, ou até pontadas, de um dos lados baixos do ventre.
- A secreção vaginal aumenta nesse período. Ela geralmente assume uma textura esbranquiçada, como clara de ovo.
- Compre na farmácia testes de ovulação. São feitos à base de urina, como os de gravidez, mas detectam o aumento do hormônio da ovulação (LH)
Algumas mulheres apresentam ciclos menstruais irregulares e se questionam se terão dificuldade para engravidar. Não necessariamente! A maioria das mulheres passam por 12 ciclos menstruais por ano, mas algumas têm menos. A dificuldade dos ciclos irregulares é justamente prever o momento correto da ovulação. Mas a dica é seguir a opinião dos especialistas e ter relações sexuais de duas a três vezes por semana. Dessa forma, mesmo que a mulher não saiba exatamente como funciona o seu ciclo, uma hora terá sido o momento certo!
Se você achar que não ovula com frequência, devido à irregularidade do seu ciclo, converse com o seu ginecologista.
E se a gravidez não acontecer logo?
- Especialistas garantem que manter a frequência das relações sexuais é a maneira mais certa de se engravidar;
- Se a gravidez não acontecer em até seis meses de tentativas seguidas, procure um ginecologista (especialmente se você tiver mais de 35 anos);
- Peça orientações sobre sua saúde e sobre o que fazer para aumentar as chances de ficar grávida;
- Existem outros métodos para facilitar a gravidez. Converse com o seu médico a respeito.
E você? Engravidou com facilidade ou teve dificuldades para engravidar? Nos conte nos comentários e não deixe de compartilhar esse artigo com as futuras mamães que você conhece.
Fonte: http://gravidez.online/aprenda-planejar-sexo-engravidar/