O bordado livre é um entre tantos tipos de bordados à mão que se pode fazer. Ele tem esse nome porque você não segue marcações no tecido para fazer os pontos e deixá-los todos do mesmo tamanho. É um tipo de bordado que vai se aperfeiçoando conforme a prática. Veja o que é preciso para fazer o bordado livre e confira tutoriais explicativos para se apaixonar por essa arte manual.
Materiais para fazer bordado livre
- Agulha para bordado igual à agulha de ponto cruz: 1 unidade;
- Tecido de retalho fino e sem estampa: 1 pedaço para treinar;
- Tesoura pequena de ponta fina: 1 unidade;
- Meada de linha de ponto cruz: 1 unidade;
- Carbono para tecido: 1 unidade;
- Caneta: 1 unidade;
- Bastidor para esticar e firmar o tecido: 1 unidade;
- Risco do desenho escolhido impresso: 1 unidade.
Veja também: Riscos para bordar à mão
5 Pontos principais para fazer bordado livre
Com todos os materiais em mãos, é hora de começar a aprender quais são os principais pontos para fazer seus bordados. Tem o ponto atrás, o ponto partido, o ponto pirulito, o ponto corrente e o ponto cicatriz. Aprenda cada um deles nesse tutorial do canal Costurando Por Mim:
Preenchendo folhas com bordado livre
Agora, além dos pontos que você aprendeu, veja outro tutorial que ensina diferentes formas de preencher folhas com o bordado livre, usando pontos diferentes. Assim, você terá lindas opções para escolher na hora de bordar flores e plantas. Nesse tutorial você aprende o ponto folha, o ponto mosca, o ponto caseado e o ponto margarida. Veja o vídeo do canal Rosália Rosarinha Bordado:
Margaridas e flores de algodão
Nesse tutorial você vai usar o ponto cheio para bordar lindas margaridas e flores de algodão, bem delicadas. Confira nesse vídeo do canal Cláudia Roveri toda a lista de materiais, o passo a passo e o resultado do bordado:
Bordado de letras preenchidas com ponto haste
Mais um ponto para aprender a fazer o bordado livre é o ponto haste, usado, por exemplo, para o preenchimento de letras. Essa dica não é uma regra que serve para fazer todo tipo de letra. Cada fonte de letras tem um desenho específico, e aí você escolhe qual ponto usar. Veja essa técnica ensinada pelo canal Clube do Bordado:
Ponto cast-on para bordar cerejeiras
As flores de cerejeira são muito delicadas, e ficam lindas nesse bordado com ponto cast-on porque ganham um relevo sobre o tecido. Veja, em mais um tutorial da Cláudia Roveri, a lista de materiais e o passo a passo para fazer esse bordado:
Veja também: 7 Tipos de bordado à mão para se inspirar a começar