Quando o ar fica muito úmido (superior a 65% de umidade), a sensação é desagradável. Fica pesado para respirar, a casa começa a ter pontos de mofo, os ambientes acumulam mais ácaros e bactérias, levando a alergias respiratórias, doenças de pele e danificando equipamentos na casa. Se a sua casa está assim, seja pelo local onde está construída por causa da época do ano, aprenda a fazer um desumidificador caseiro.
1. Desumidificador com sal e arroz
Você já deve ter visto por aí dicas com sal e arroz cru para tirar mofo de armário ou evitar que certos alimentos absorvam muita umidade. Sim, o sal e o arroz absorvem a umidade, então são esses dois ingredientes que você vai usar para fazer essa primeira dica de desumidificador caseiro.
Materiais
- Pote com tampa (terá que furar a tampa, pegue uma velha);
- Arroz cru;
- Sal de cozinha;
- Faca ou chave Philips pra furar a tampa do pote.
Modo de fazer
Comece fazendo furos em toda a tampa de plástico. Pode usar uma faca com ponta, uma chave Philips pequena ou mesmo um prego, como preferir. Reserve a tampa depois de furá-la.
Dentro do recipiente que você escolheu, misture a mesma quantidade de arroz cru e sal. A quantidade de ambos fica por sua conta, mas não precisa encher muito, pois terá que trocar quando começar a ficar úmido.
Misture bem o arroz e o sal, tampe o pote usando a tampa furada e coloque-o nos cômodos mais úmidos da casa.
De vez em quando abra o pote e confira se o arroz e o sal estão úmidos. Quando já estiverem bem molhadinhos, troque por novos, secos. Quer dizer que está funcionando!
2. Desumidificador com sal grosso
Se não quiser usar o sal de cozinha e o arroz cru, pode usar somente sal grosso nessa opção. A dica é basicamente a mesma da anterior, mas aqui você vai colocar somente sal grosso dentro do recipiente com a tampa furada.
O mais interessante dessa dica é que, quando o sal grosso estiver bem úmido, basta espalhá-lo em uma forma e colocar para secar no forno em temperatura bem baixa. Enquanto isso, lave bem e seque o pote, e depois pode reutilizar o sal.
3. Desumidificador com carvão vegetal
O carvão vegetal é uma boa alternativa para absorver a umidade e também os maus odores nos ambientes, inclusive o cheiro de mofo. A ideia continua sendo a mesma da primeira dica. O que muda é o conteúdo do pote, que agora é o carvão vegetal.
Depois de fazer os furos na tampa de plástico, coloque uns 2 pedaços de carvão vegetal dentro do pote e disponha no local que desejar. Troque os carvões por novos todos os meses ou quando estiverem muito úmidos.
Veja também: Como fazer um umidificador de ar caseiro