exame da OAB
Foto: Arquivo Pessoal

Aposentado passa no exame da OAB aos 77 anos e realiza sonho de ser advogado

“E que fique o exemplo, a idade não é obstáculo. Depende da vontade de cada um”.

Publicidade

Enquanto algumas pessoas acreditam que já estão velhas para realizar seus sonhos, outros se esforçam para conseguir o que não puderam realizar na juventude. No caso do Seu José Benedito Alves Ferreira, o sonho era passar no exame da OAB e se tornar um advogado.

Seu José está com 77 anos e é aposentado, depois de trabalhar por muitos anos no setor de varejo. Mas, o que ele sempre quis foi ser advogado, então, aproveitou o tempo livre para tornar esse grande desejo realidade.

“Nunca é tarde. A pessoa tem que começar, ser perseverante. Foram cinco anos e meio de estudo, e eu só faltei dois dias por causa do estado de saúde minha esposa. Se não eu não teria faltado nenhum dia”, disse Seu José em entrevista ao G1.

Veja também: Aos 90 anos, aposentado faz vestibular e começa faculdade de arquitetura

Publicidade

A infância de Seu José foi como a de muitos brasileiros: ele precisou começar a trabalhar com 9 anos para ajudar a família, já que seu pai faleceu quando ele ainda era um bebê, deixando a esposa com seis filhos para criar.

“Esse sonho remonta a velhos tempos… Meu pai faleceu eu tinha seis meses. Minha mãe com seis filhos, sem condições… Nós passamos por muita dificuldade. Precisei trabalhar cedo, desde os 9 anos eu trabalhava”.

Mas, apesar das dificuldades, o jovem José via os advogados passando na empresa em que trabalhava e nunca deixou de acreditar que poderia ser um deles algum dia.

Veja também: Estudante se forma em medicina depois de perder a fala e os movimentos

Publicidade

Então, em 2016, o grande sonho finalmente começou a se tornar real. Seu José entrou para a faculdade de Direito e se formou em 2020. Na época ele fez um exame da OAB, só que não conseguiu passar. Agora, ele tentou de novo e obteve o sucesso!

“Eu me dediquei, assisti às aulas, evitava faltar, fazia revisão. Então como ocorreu comigo, é ter foco e determinação, e não achar motivos para não estudar. Porque a gente acha. ‘Não tenho tempo’, ‘Tem muita coisa pra fazer’”.

Agora que o sonho foi conquistado, Seu José já pensa no futuro. Ele pretende atuar nas áreas de direito civil e direito trabalhista em Ponta Grossa, no centro-leste do Paraná.

Publicidade

E os estudos não vão terminar. “Eu vou me inscrever para fazer pós-graduação, e depois encarar a profissão […] E que fique o exemplo, a idade não é obstáculo. Depende da vontade de cada um”.

Fonte: Hypeness/Reportagem: G1

PODE GOSTAR TAMBÉM