Menu

Aposentada se forma aos 72 anos e vai cursar faculdade

Maria teve que parar de estudar aos 10 anos porque a escola era muito longe da fazenda em que vivia com a família.

Foto: Agência Mural

Publicidade

Já contamos aqui algumas histórias de pessoas que resolveram ir atrás de seus sonhos depois de se aposentarem. Hoje, a história é da aposentada Maria Nascimento, 73 anos, que parou de estudar aos 10 e só pôde retomar os estudos há pouco tempo.

Há 8 anos, quando o marido de Maria faleceu, seus três filhos a encorajaram a continuar os estudos de onde havia parado na infância. Então, ela não hesitou e foi atrás do que queria.

Maria voltou a estudar, concluiu o Ensino Fundamental, depois o Médio, aos 72 anos, e agora ela vai entrar na faculdade para cursar Psicologia.

Veja também: Aposentado passa no exame da OAB aos 77 anos e realiza sonho de ser advogado

Publicidade

Primeiro, Maria teve que parar os estudos porque precisava trabalhar e ajudar os pais, em Pernambuco, onde nasceu.

Foto: Agência Mural

“A escola era muito longe de casa. Morávamos em uma fazenda e meu pai tinha que nos levar a pé. Saímos de casa às 8h para entrar às 13h. E voltávamos tarde da noite”.

Apesar de ter tido que abandonar os estudos tão cedo, Maria sempre se sentiu inspirada a estudar, principalmente por causa do avô, que fez três anos de medicina e tinha uma farmácia, onde atendia as pessoas.

“Mas eu vivia com papel e lápis nas mãos. Gostava de brincar de ser professora e pedia aos meus pais para voltar à escola”.

Publicidade

Depois, a vida lhe trouxe um casamento precoce, aos 16 anos. Ela teve o primeiro filho e a família mudou para Ouro Verde de Minas, em Minas Gerais, onde nasceram os outros dois filhos do casal. Passada uma década, a família migrou para São Paulo, onde vive há 35 anos.

Nessa época foi seu marido que não queria que ela voltasse para a escola. Como foi criada para ser submissa, ela apenas fazia as vontades dele.

“Meu marido não concordava que eu estudasse. No início ele dizia que eu tinha que cuidar das crianças e da casa”, relembra.

Publicidade

Mas, em 2017, tudo mudou. Aos 68 anos, a aposentada ingressou no primeiro ano do ensino fundamental por meio do EJA (Ensino para Jovens e Adultos), e concluiu essa primeira fase aos 70 anos.

Em 2021, Maria concluiu também o ensino médio. Hoje ela faz um curso técnico em Recursos Humanos no CEU (Centro Educacional Unificado) Perus, enquanto planeja ingressar no ensino superior.

“Falavam que, quando eu chegasse no curso, onde teriam mais jovens, eles ririam de mim”, lembrou.

Publicidade

Mas, felizmente, a recepção foi o oposto disso. “Ao me apresentar, contei para os professores e para a diretora sobre meu receio de que rissem de mim, e tanto elas quanto os outros alunos me acolheram”.

Agora, a aposentada enxerga um lindo futuro pela frente, certa de que não há idade para retomar os sonhos deixados para trás um dia.

Com informações de Agência Mural/Só Notícia Boa

Sair da versão mobile