Imagine ter um equipamento acessível e preciso para diagnosticar doenças nos olhos? É exatamente o que esse aplicativo para detectar problemas de visão faz! Precisa apenas de um smartphone com uma câmera razoável e pronto. Ele pode ser baixado tanto para Android quanto iOS.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças oculares são “problemas oftalmológicos provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até a hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira”.
São aproximadamente 285 milhões de pessoas com problemas oculares em todo o mundo, segundo a instituição. A notícia mais triste é que até 80% dos casos, poderiam ser evitados ou tratados, se diagnosticados a tempo. Somente no Brasil são 35 milhões de pessoas que sofrem com alguma deficiência visual.
Alimentação inadequada, falta de acesso ou de informação são fatores que contribuem para o aumento desse índice, pois muitas doenças podem ficar sem mostrar sintomas por muito tempo. E é exatamente essa uma das vantagens do aplicativo. Ele consegue se antecipar em até uma ano no diagnóstico, quando os olhos humanos ainda não conseguiriam identificar os sinais.
Como funciona o aplicativo
A ferramenta é uma realidade e o melhor: totalmente gratuito. Está disponível nas plataformas Android e iOS, podendo ser utilizado em toda a família e amigos. Claro que em hipótese alguma irá substituir a consulta médica, mas pode ajudar a identificar doenças com certa antecedência. E não é apenas uma observação, e sim fruto de um estudo realizado recentemente.
De acordo com a descrição na Play Store, o objetivo do White Eye Detector é ajudar a ver o primeiro sinal de olho branco em fotos, podendo ser apenas um efeito durante a foto ou doença. Entre elas, pode ser sinal de “retinoblastoma, catarata pediátrica e doença de Coats”. Geralmente, os pais percebem o olho ficando branco e levam ao especialista, mas o App pode prever bem antes.
Uma ferramenta realmente útil, tanto para aqueles que querem fazer uma triagem antes de ir à consulta anual do oftalmologista, tanto para os que ainda não tem essa necessidade, como os bebês. Ele pode diagnosticar problemas, até mesmo um ano antes dos primeiros sinais visíveis a olho nu, como mostrou o estudo a seguir.
Estudo mostra a eficácia
Um estudo publicado na revista científica Science Advances, mostrou que o aplicativo tem um acerto de 80%. Impressionante, principalmente pela facilidade de acesso e simplicidade do seu funcionamento. Para fazer o estudo, foram utilizadas 53 mil fotos, em diferentes ângulos e luminosidades, de 40 crianças em diversas idades.
Para um melhor controle, 20 tinham problemas de visão e outras 20 eram totalmente saudáveis. Entre as que apresentavam alguma doença, 16 foram indicadas, sendo assim recomendado que se direcionassem a um oftalmologista. Entre os que estavam saudáveis, não foi apresentado nenhum falso positivo.
Uma excelente triagem para direcionar o paciente para tratamento com o oftalmologista, antes mesmo de apresentar sinais externos e visíveis. O grande ponto do aplicativo é a antecedência, que permite uma reação mais rápida, evitando danos irreversíveis à visão. Ou seja, uma redução daquele índice apresentado pelo Ministério da Saúde, ao alcance de milhares de pessoas.