Menu

Aplicativo espião no celular: instalações aumentaram 228% no último ano

Saiba o que são, o que fazem e se é crime instalar aplicativo espião no celular

Crédito: Freepik

Publicidade

Você sabe o que é um aplicativo espião? Mais comum do que você pensa, esses apps certamente são a prova de que a confiança já não existe há tempos. E no Brasil eles tiveram o crescimento de 228% no último ano, ficando atrás somente da Rússia e Índia. Entenda o que são e o que fazem, além de dicas de como evitar e perceber sua presença.

O que é um aplicativo espião?

Um aplicativo espião tem como objetivo – como o próprio nome já diz – espionar outra pessoa. Consequentemente, irá mostrar tudo o que ela está fazendo. Dessa forma, permite que (além de ter controle sobre a vida do outro) se possa ter provas de atos ilícitos ou traições. Ele fica escondido e, se não prestar muita atenção, o espionado pode nem perceber sua presença.

Por serem ilegais, você não irá encontrar nada do tipo em lojas como a PlayStore ou Apple Store. Para usar, teria que baixar um APK na internet – sem nenhuma segurança de que você mesmo não está entrando numa fria. Esse APK de origem desconhecida é então instalado no celular alvo e todos os dados são enviados para quem instalou.

Veja também: como superar uma traição

O que eles fazem

Esse aplicativos rastreiam, gravam áudio, vídeo, tiram fotos e enviam todas as conversas para o e-mail cadastrado. Em outras palavras, certamente nenhuma rede social ou outras formas de comunicação passa ilesa. Além de rastrear em tempo real, ele ainda grava ligações telefônicas e envia minutos depois.

Publicidade

Outro ponto muito comum em todos os programas espiões é o rastreamento por GPS. Ou seja, cada passo dado é acompanhado e monitorado ao vivo. Como se já não bastasse, tem também como enviar uma mensagem para o celular monitorado. Assim, ele é muitas vezes usado como ferramenta de coação e intimidação.

Como saber se está instalado?

Os primeiros sinais de que o aplicativo espião está presente é a redução do espaço na memória do celular. E não é possível encontrar nos aplicativos instalados, além de não se ter tantas fotos e vídeos no aparelho. Quando se vai procurar, encontra uma pasta chamada de “outros” ou um nome genérico, onde normalmente ficam arquivos de sistema. Ela estará muito pesada e isso é forte indicativo.

Mas para ter certeza, o ideal é instalar um aplicativo que faz com que outros apps ocultos apareçam. Um exemplo dele é o Hidden Apps Detector, disponível para Android. Utilizadores de outros sistemas operacionais podem pesquisar por “apps ocultos” em suas lojas e baixar o mais confiável.

Se o aplicativo mostrar algum aplicativo suspeito, pesquise primeiro se não é algo importante para o seu aparelho. Ao encontrar que o nome do app que corresponde a um aplicativo espião, tente desinstalar pelo próprio Hidden Apps. Caso não consiga, faça backup de todos os seus dados e restaure a versão original de fábrica (que apaga tudo do celular, inclusive o espião).

Publicidade

É crime instalar no celular de outra pessoa?

Sim, é crime. E além de ter que pagar uma multa pesada, a pessoa pode pegar entre 3 meses a 1 ano de prisão. Então, não é algo que se deve fazer. Certamente está vulnerável também a processos na justiça, por danos morais e até materiais, a depender da situação. Então, fique longe deles.

Se o relacionamento não está bem e a confiança está tão abalada, a ponto de precisar disso, o ideal é repensar. Pode ser que uma boa terapia de casal faça uma boa diferença na vida de vocês. Caso não se tenha mais fôlego nem vontade para isso, o ideal é que cada um siga o seu caminho. Nada justifica o uso de um aplicativo espião, ilegal e imoral, no celular de um parceiro ou parceira.

Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa

Publicidade
Sair da versão mobile