Não é porque você mora em um apartamento alugado que precisa aceitar a decoração do jeito que está, mesmo não gostando. É claro que, por ser um imóvel alugado, existem limites quanto às mudanças que podem ser feitas, e tudo isso deve estar descrito no contrato de locação. Mas, ainda assim é possível fazer diversas pequenas mudanças para transformar os ambientes em uma casa aconchegante, expressando o seu estilo de vida. Veja essas dicas.
1. Troque a cor das paredes
Na hora de devolver o imóvel você deverá pintar de novo da cor que estava quando alugou. Mesmo assim vale a pena fazer essa mudança, pois mudar a cor das paredes traz uma atmosfera totalmente diferente aos cômodos.
Se não quiser usar tinta, você pode instalar um papel de parede adesivado, que será mais fácil de remover depois. E nem precisa preencher todas as paredes com papel. Se escolher uma das paredes já vai fazer uma grande diferença.
2. Coloque quadros nas paredes
Depois de mudar a cor das paredes, outra dica bem legal para trazer um novo visual é pendurar quadros de diferentes tamanhos e formatos, contendo imagens que sejam do seu agrado e que harmonizem com a sua decoração. Se não quiser furar as paredes você pode colar os quadros com fita adesiva ou mesmo deixá-los encostados na parede, se forem grandes.
3. Mude o piso
Se você não gosta do piso do seu apartamento alugado, seja ele de azulejo ou de madeira, existem alternativas que não exigem fazer obra. Essas alternativas são o piso laminado ou o piso vinílico, que podem ser instalados sobre o piso atual, desde que ele esteja bem nivelado.
Você pode escolher entre diversos modelos com estampas mais acolhedoras, como de madeira, além de ganhar com benefícios como o conforto térmico e acústico que eles proporcionam.
4. Mude as cortinas
O modelo, o tecido e a cor das cortinas falam muito sobre a estética de um ambiente. Mesmo com paredes novas e quadros bem modernos, a casa vai continuar com a cara de outra pessoa se as cortinas não combinarem com a sua nova decoração.
As cortinas mais grossas são grandes aliadas para deixar a casa mais quentinha ou mais fresca, pois ajudam a manter a temperatura no interior. Mas, se quiser algo bem leve, os modelos de voal, sem estampa, são ótimos.
5. Troque as lâmpadas e luminárias
Só depois que você muda a iluminação da casa, percebe o quanto essa mudança transforma os ambientes. Antes de tudo, faça a troca das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led para economizar energia elétrica.
Para cômodos como cozinha, lavanderia e banheiro, escolha lâmpadas de led brancas. Já para quartos, salas e corredores, as opções de led amarelas trazem mais aconchego. Depois, escolha novas luminárias decorativas para harmonizar com a nova decoração. Podem ser de teto (plafons ou pendentes), de parede (arandelas), de mesa ou de piso, que são os clássicos abajures.
6. Coloque tapetes e almofadas
Os tapetes e as almofadas são itens funcionais e decorativos, ótimos para dar uma nova cara ao imóvel alugado e trazer a sua identidade para o seu novo lar. Além do mais, eles trazem conforto e aconchego para o dia a dia, contribuindo também para o conforto térmico e acústico.
Os tapetes podem ser colocados em todos os cômodos, enquanto as almofadas servem para a sala e para os quartos, sejam sobre o sofá e as camas ou bem grandes, de chão, em cima dos tapetes.